PS pede audição urgente do ministro da Agricultura após "pressão ilegítima" a dirigentes do ICNF

O ministro da Agricultura e Mar, José Manuel Fernandes
Créditos: Mário Borga (arquivo)
Na TSF, o deputado Luís Graça acusou o Governo de "pressão ilegítima" e defendeu que o caso do ministro da Agricultura não é caso único no Executivo de Luís Montenegro
O Partido Socialista (PS) quer ouvir com urgência no Parlamento o ministro da Agricultura e do Mar, José Manuel Fernandes, na sequência de declarações em que sugeriu a demissão de dirigentes do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), a quem chamou "mentirosos, cobardes e radicais".
Em declarações à TSF, o deputado socialista Luís Graça afirmou que o PS pretende condenar a "pressão ilegítima" que, nos últimos dias, membros do Governo exerceram publicamente sobre as entidades responsáveis pela avaliação de impacto ambiental em Portugal, nomeadamente o ICNF.
"Não foi apenas o ministro da Agricultura. Também o ministro da Economia e da Coesão Territorial acusou recentemente o ambiente de ser uma força de bloqueio e de ser o principal responsável pela fraca execução dos fundos comunitários", afirmou.
Segundo Luís Graça, as declarações de José Manuel Fernandes revelam uma "visão negacionista muito perigosa" sobre a necessidade de preservação da natureza e representam uma "contradição grave" face à ambição que o próprio Ministério do Ambiente tem manifestado publicamente.
"É necessário esclarecer qual é o posicionamento do Governo", sublinhou o deputado.
Fontes do ICNF ouvidas pelo jornal Público, sob condição de anonimato, manifestaram desconforto com declarações feitas pelo ministro da Agricultura num vídeo enviado para um encontro em que esteve presente a ministra do Ambiente. Nesse vídeo, José Manuel Fernandes terá acusado o ICNF de emitir um número excessivo de pareceres negativos e de aplicar a lei de forma demasiado rigorosa.
De acordo com as mesmas fontes, estarão em causa pareceres desfavoráveis a projetos como a exploração mineira de lítio e a central fotovoltaica Sophia.
Em reação às críticas, José Manuel Fernandes escreveu numa publicação no Facebook que existem dirigentes do ICNF "mentirosos, cobardes e radicais" e sugeriu que se demitam da administração pública.
A TSF tentou contactar o ministro da Agricultura, mas até ao momento não obteve resposta.
