Duarte Cordeiro afasta-se de cargos públicos pelo "ambiente tóxico" na política. Socialistas começam a tomar decisões para as legislativas.
Corpo do artigo
Nos corredores socialistas, Duarte Cordeiro era apontado como um dos nomes de destaque para a lista de deputados do PS pelo círculo eleitoral de Lisboa, mas o ainda ministro do Ambiente fecha a porta a futuros cargos públicos e justifica com o “ambiente tóxico” que se vive na política.
Em declarações ao Expresso, Duarte Cordeiro confirma que, apesar de ter aceitado pertencer à nova equipa que compõe o secretariado do PS, está indisponível para concorrer a deputado ou para fazer parte de um futuro governo liderado por Pedro Nuno Santos, de quem é amigo de longa data.
Duarte Cordeiro viu-se envolvido na Operação Influencer, caso que levou à demissão de António Costa, e também no caso Tutti Frutti, apesar de o ministro do Ambiente não ter sido constituído arguido. Está ciente, diz ao Expresso, “de que não será acusado de nada”.
Por agora a decisão está tomada, mas Duarte Cordeiro deixa a porta entreaberta para o futuro: "Tenho todos os meus direitos intactos e não tomei nenhuma decisão definitiva para a vida".
A Comissão Política Nacional do PS reúne-se na próxima terça-feira para a aprovação final da lista de deputados socialistas às eleições legislativas de 10 de março. As federações distritais do partido aprovam, entretanto, os nomes por cada círculo eleitoral.
Pedro Nuno Santos tem a função de indicar 30% do total dos nomes elegíveis, em cada círculo eleitoral, e puxou para si a responsabilidade dos cabeças de lista por cada distrito. A corrente afeta a José Luís Carneiro, candidato derrotado nas últimas direitas, espera que, tal como para os órgãos internos, exista um alinhamento entre as várias fações.
Pedro Nuno Santos não troca Aveiro “por nada”
Pedro Nuno Santos já fez saber que vai liderar a lista por Aveiro e “por nada trocaria o seu círculo eleitoral por Lisboa”, numa achega a Luís Montenegro que é de Espinho (distrito de Aveiro), mas vai concorrer pela capital.
José Luís Carneiro espera voltar a liderar a lista do PS por Braga, tal como nas últimas legislativas e, ao que tudo indica, Francisco Assis deverá ser o primeiro nome pelo Porto e Alexandra Leitão por Lisboa.
Santarém terá mulher no primeiro lugar
A coordenadora do programa eleitoral do PS concorreu por Santarém nas últimas eleições, federação que esteve reunida na passada sexta-feira. Ao que a TSF apurou, o primeiro nome do distrito continua indefinido, sabe-se apenas que será uma mulher, “o que permitiu organizar o resto da lista”, de acordo com um dirigente socialista do distrito.
Se Alexandra Leitão concorre por Lisboa, Mariana Vieira da Silva tem sido apontada com insistência para liderar a lista de Santarém. Nesse círculo eleitoral, o segundo lugar é ocupado pelo deputado Hugo Costa e o terceiro pertence à também deputada Mara Lagriminha.
Na lista de 14 nomes (Santarém elege nove deputados), consta ainda o deputado Francisco Dinis ou da vereadora socialista na autarquia de Santarém Celeste Simão.