PS quer saber se Governo avaliou sustentabilidade do novo regime de acesso gratuito a museus
Ouvida pela TSF, a deputada Mara Lagriminha identifica duas situações “pouco claras” e critica a política cultural do Governo com medidas que "não passam de anúncios”
Corpo do artigo
O Partido Socialista (PS) quer saber se o Governo avaliou a sustentabilidade do novo regime de acesso gratuito a museus e monumentos e também dos descontos de 50% nos bilhetes dos teatros nacionais para jovens até aos 25 anos.
Ouvida pela TSF, a deputada Mara Lagriminha reforça que os socialistas defendem “a medida exatamente com o mesmo pressuposto de sustentabilidade” e identifica duas situações “pouco claras”.
“Como é que o Governo anuncia descontos de 50% para jovens até aos 25 anos e os teatros que identifica com acesso a estes descontos são, de facto, teatros que neste momento não estão a funcionar, estão em obras ou vão encerrar para obras devido ao PRR?, questiona, criticando a política cultural do Governo com medidas que "não passam de anúncios”.
“Por outro lado, não sabemos até ao momento se vai haver algum reforço também da indemnização compensatória para os teatros nacionais”, aponta Mara Lagriminha.
Queremos perceber o que é que o Governo tem feito até agora, de forma a que esta medida não prejudique aquilo que é essencial também para os cidadãos
A deputada socialista lamenta o que considera ser a degradação e o abandono de um conjunto de áreas tuteladas pelo Ministério da Cultura e assinala que, em nove meses de Governo, a ministra Dalila Rodrigues só tenha estado uma vez no Parlamento para uma audição regimental.
