Decisão está tomada. Nome de Álvaro Almeida deve ser formalmente confirmado e anunciado no limite até ao início da próxima semana.
Corpo do artigo
O PSD está a acelerar a escolha dos candidatos autárquicos e esta semana é decisiva para a aprovação do nome que vai avançar na corrida à Câmara do Porto. A TSF sabe que, se o calendário for cumprido, o anúncio formal deve ser feito até segunda-feira e só um nome está a ser avaliado.
Álvaro Almeida tem o aval unânime dos dirigentes locais e Pedro Passos Coelho apoia a decisão.
Paulo Rios de Oliveira, deputado do PSD e coordenador autárquico no Porto, admite que o nome do economista e antigo preside da Entidade Reguladora da Saúde tem apoio no partido. "Não me competindo anunciar nomes, poderei dizer que, evidentemente, Álvaro Almeida será possivelmente uma forte hipótese", admite Paulo Rios, lembrando, no entanto, que "a última palavra cabe ao presidente do partido".
Fonte da direção social-democrata diz à TSF "não ver nenhum obstáculo à aprovação" do nome por Pedro Passos Coelho, garantindo que Álvaro Almeida é "um grande quadro", próximo do PSD, amigo do presidente e de vários dirigentes sociais-democratas.
Paulo Rios concorda e defende que o perfil do economista agrada aos eleitores. "Álvaro Almeida representa um conjunto de valores que ao Porto são muito caros: a seriedade, o sentido cívico, a dedicação à causa pública. É alguém que tem passado, presente e, para o Porto, vai ter muito futuro", sublinha o deputado, salientando que o PSD "sabe quem tem. Falta agora à cidade do Porto (saber) e nós vamos mostrar certamente".
Os sociais-democratas acreditam que Álvaro Almeida recupera o perfil de Rui Rio. Uma imagem de rigor oposta à de Luís Filipe Meneses, cuja candidatura em 2013 é considerada "desgraça autárquica" para o partido. O nome de Álvaro Almeida não foi incluído nas sondagens efetuadas, mas para o dirigente do partido contactado a aposta "é para vencer", devido à "fragmentação socialista no Porto" e aos problemas em torno da candidatura de Rui Moreira.
O número dois de Álvaro Almeida ainda não está fechado, mas a TSF sabe que Emídio Gomes, antigo presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) é o nome indicado para integrar a equipa de Álvaro Almeida.
Depois de o nome do economista, candidato a presidente da Câmara do Porto, ser defendido em plenário de militantes esta noite e aprovado pela comissão política do PSD na cidade amanhã, sexta-feira, o anúncio formal deverá acontecer no limite até segunda-feira.