PSD quer ouvir ministro sobre assinatura de petição contra a sua própria tutela
Bancada social-democrata considera que caso tem de ser esclarecido.
Corpo do artigo
O PSD apresentou esta quarta-feira um requerimento para uma audição no parlamento ao ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
Em causa está a assinatura de Manuel Heitor no Manifesto Ciência 2018. O documento, a circular na internet, subscrito por mais de dois mil cientistas, incluindo o ministro, pede "financiamento consistente e transparente", menos burocracia e contratação "regular e coordenada" de investigadores baseada no mérito.
O governante garante que assinou o documento na qualidade de investigador do Instituto Superior Técnico. No entanto, o PSD quer ouvir mais esclarecimentos.
Em comunicado enviado à TSF, o grupo parlamentar social-democrata defende que a assinatura do ministro naquele documento "é ridícula".
"Ou o Sr. Ministro se está a colocar enquanto investigador, a reivindicar ao seu Governo aquilo que enquanto Ministro não consegue fazer, o que significa que desistiu, ou se assina enquanto Ministro, claramente não está a compreender a responsabilidade que tem enquanto governante, de dar resposta às reivindicações dos investigadores e demais subscritores", argumenta o PSD.
Caso a audição seja concretizada, o ministro irá responder aos deputados que integram a Comissão de Educação e Ciência.