"Que se lixem as eleições." Iniciativa Liberal vota a favor da moção de confiança
Os liberais citam o "contexto histórico nacional e internacional" para dizer que as eleições iram distrair "de forma grave dos problemas prementes que é preciso resolver"
Corpo do artigo
A Iniciativa Liberal vai votar a favor da moção de confiança apresentada pelo Governo, porque considera "uma absoluta irresponsabilidade" haver eleições antecipadas "neste momento".
Em comunicado, o partido escreve que "é uma indesculpável irresponsabilidade que neste contexto histórico nacional e internacional, com alterações desafiantes para Portugal e para a Europa, o país vá novamente para eleições, distraindo-se de forma grave dos problemas prementes que é preciso resolver".
Os liberais dizem que avisaram "várias vezes o primeiro-ministro do que devia fazer para sanar a crise política, evitando colocar o país nesta situação, e era sua responsabilidade ter prestado os esclarecimentos necessários e focar-se na governação", levando também as críticas para a oposição: "É uma irresponsabilidade dos partidos que votarem para fazer cair o Governo e é uma irresponsabilidade do governo que prefere ir para eleições do que resolver a crise de vez e continuar nas funções para o qual foi eleito."
A Iniciativa Liberal considera ainda que não é esta a forma de fazer política que o país precisa.
"Os partidos e vários atores políticos estão a fazer baixa política, colocando interesses partidários e pessoais à frente dos interesses do país, não estando à altura do momento histórico. Esta era a altura de dizer 'que se lixem as eleições' e governar. A Iniciativa Liberal terá sempre os interesses superiores dos portugueses e do país à frente de tudo o resto", afirma o partido.
Os liberais dizem que "este voto na moção de confiança é um voto na defesa dos superiores interesses dos portugueses", que, segundo o partido, "querem e merecem avançar com a sua vida, face à desresponsabilização dos vários partidos e seus líderes".
Caso sejam convocadas eleições antecipadas, "a Iniciativa Liberal está pronta para as enfrentar, na certeza de que um voto na Iniciativa Liberal constituiu um voto na estabilidade, responsabilidade e maturidade das instituições e da política".
O Governo apresentou esta quinta-feira a moção de confiança anunciada por Luís Montenegro na Assembleia da República e o debate e votação estão marcados para terça-feira.