Reações às apostas da AD e PS: o "discurso agressivo" de Bugalho e a dificuldade de acordo com Temido
Os cabeças de lista às europeias do BE, PCP e Livre reagiram no Fórum TSF aos nomes apresentados pela AD e pelo PS para as próximas eleições.
Corpo do artigo
Horas depois da AD revelar que Sebastião Bugalho é o primeiro nome do partido para as eleições europeias, Catarina Martins, a cabeça de lista do BE, assumiu ter ficado "surpreendida": "Julgo que o país todo ficou, porque estamos a falar de alguém que não sabemos que ideias é que tem." E acrescentou, em declarações no Fórum TSF: "É uma pessoa de direita, é uma pessoa que enquanto comentador tem um discurso muito agressivo, mas, na verdade, não tem propriamente experiência em nenhuma área e na Europa vão-se tomar decisões muito importantes sobre a Europa e sobre o resto do mundo." A bloquista gostava que a campanha fosse sobre ideias, contudo acredita que Sebastião Bugalho "não vá estar interessado nesse tipo de debate".
Considerando Marta Temido "uma pessoa conhecedora dos vários dossiers", Catarina Martins não esquece que "as questões da saúde foram um dos principais pontos que impediu o Bloco e o PS de conseguirem chegar a acordo seja sobre o que for". Quanto às prioridades que tem como cabeça de lista do BE às europeias, marcadas para 9 de junho, estão a revisão do modelo económico europeu e a defesa dos valores da dignidade.
"Não vamos inscrever polémicas"
Por seu lado, sobre as pessoas que dão a cara, João Oliveira, o cabeça de lista da CDU, está "convencido" que não serão os candidatos da AD nem do PS que encontrarão resposta para as inquietações dos portugueses. "Quer a doutora Marta Temido, quer o doutor Sebastião Bugalho, tendo em conta os posicionamentos políticos que assumem e os compromissos das forças políticas que representam, eu diria que dificilmente conseguirão dar aos portugueses a perspetiva da alternativa que é necessária para que possamos encontrar soluções para os nossos problemas", referiu também no Fórum TSF.
Já Francisco Paupério, o candidato do Livre, quando questionado sobre os nomes que representam AD e PS nas europeias, disse esperar que o debate durante a campanha seja proveitoso: "Não vamos inscrever polémicas no debate político. Vamos sempre debater as ideias e mostrar as nossas ideias aos cidadãos portugueses". Francisco Paupério elegeu como temas essenciais o ambiente e os direitos das pessoas.
