Reguengo do Alviela não vai a votos este domingo: "Sentimo-nos muito impotentes"

António Pedro Santos/Lusa (arquivo)
A localidade da freguesia de São Vicente do Paúl, no concelho de Santarém, adiou as eleições para a próxima semana. Para já, conta o presidente da junta à TSF, teme que os vizinhos desmobilizem da ida às urnas
Reguengo do Alviela já está habituada a inundações, mas desta vez a população da aldeia teve mesmo que ser retirada na última sexta feira. Por isso, a localidade, que pertence à freguesia de São Vicente do Paúl, não vai a votos.
"E estamos a preparar as coisas, se correr bem e se a meteorologia nos ajudar, para ser no próximo fim de semana", conta Nuno Carriço, presidente da Junta de Freguesia de São Vicente do Paúl, à TSF.
A população foi transportada em botes, não sem antes ter vivido alguns percalços: "Os barcos dos bombeiros de Pernes tiveram a infelicidade de avariar, porque aquilo é uma zona agrícola e então existe muitas fitas de rega e muitas delas agarraram-se às hélices e danificaram."
Tudo se arranjou, mas o autarca diz que por vezes se sente impotente para responder a tantas solicitações perante uma situação inesperada.
"Temos aqui estradas super danificadas, taludes, árvores de grande porte, que caíram e eu tive que desimpedi-las todas totalmente. Não consegui chegar até todo o lado. Sabia que eles estavam bem, porque estava lá a Proteção Civil, a GNR e os bombeiros. É isto, sentimo-nos muito impotentes e as coisas aconteceram tão rápidas que ninguém estava preparado para isto", lamenta.
Apesar de tudo o que a população tem vivido nos últimos dias, o presidente da Junta de Freguesia espera que quem está inscrito nas outras secções vá votar. Mas, perante as circunstâncias, teme que alguns se desmobilizem.
"Temos aqui uma ponte que é a ponte do Alviela. Neste momento está intransitável e existem pessoas do Sobral que querem vir votar, mas para virem votar cá têm que fazer praticamente 15 quilómetros para vir votar aqui. Eu não sei até que ponto é que as pessoas, apesar de ser um direito e o virem querer fazer se têm ou não essa vontade de o fazer", duvida.
Será uma incógnita até às 19h00.