Durante esta cerimónia protocolar, a população, que se estendia ao longo da Avenida dos Aliados, gritava "Viva o Rei" e, entre a multidão, estava uma bandeira da Monarquia.
Corpo do artigo
Os reis de Espanha, que chegaram hoje às 11h14 à Praça General Humberto Delegado, no Porto, foram recebidos pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, com honras militares.
No início da passadeira vermelha, colocada frente aos Paços do Concelho, cumprimentaram o Estandarte Nacional, foram até ao Ponto de Honra e ouviram os hinos nacionais, tendo o espanhol tocado primeiro, acompanhado por uma salva de 21 tiros (um tiro a cada quatro segundos).
Depois, o rei Filipe VI e Marcelo Rebelo de Sousa fizeram a revista à primeira fileira da Guarda de Honra, acompanhados pelo comandante da Guarda de Honra e ajudantes de campo, tendo a rainha Letizia permanecido no Ponto de Continência.
Aí saudaram o Estandarte Nacional e iniciaram a revista ao batalhão ao som de uma marcha militar executada pela Banda da Armada, composta por 60 militares.
Às 11h21, os reis de Espanha e o Presidente da República portuguesa subiram a rampa da Câmara do Porto onde recebidos pelo autarca local, Rui Moreira.
Durante o trajeto até ao salão nobre estão dispostas sentinelas honoríficas, um total de 23 elementos do Esquadrão Presidencial.