Novo líder com quatro homens e duas mulheres na vice-presidência do partido. Elina Fraga, Isabel Meireles, Morais Sarmento, David Justino, Castro Almeida e Salvador Malheiro estão confirmados. Feliciano Barreiras Duarte será secretário-geral
Corpo do artigo
Depois de os representantes do novo presidente do PSD, Rui Rio, e do seu adversário nas diretas, Santana Lopes, terem chegado a acordo para listas de unidade aos órgãos nacionais do partido - exceto a Comissão Politica Nacional -, o novo líder do partido anunciou os nomes dos seis vice-presidentes, duas mulheres e quatro homens, que escolheu.
Elina Fraga, antiga bastonária da Ordem dos Advogados, foi o nome fechado a sete chaves por Rio até à última hora. Será vice-presidente da Comissão Política Nacional, juntando-se Isabel Meirelles, antiga candidata à Câmara Municipal de Oeiras.
David Justino, antigo ministro da educação, e o homem que coordenou a moção de estratégia de Rui Rio, já tinha confirmado"a elevada probabilidade" de ser um dos vice-presidentes da Comissão Política Nacional do partido.
Nuno Morais Sarmento, antigo ministro da Presidência de Durão Barroso, é outro dos novos vice-presidentes, lista a que se junta Salvador Malheiro, presidente da Câmara de Ovar, e um dos homens mais próximos de Rui Rio (foi diretor de campanha).
O outro nome na vice-presidência é Manuel Castro Almeida, que regressa à primeira linha no PSD, depois de alguns anos de afastamento.
Já o novo secretário-geral social-democrata, sucedendo a Matos Rosa, é Feliciano Barreiras Duarte.
Entre os vogais da Comissão Política, estão nomes como António Carvalho Martins, Maló de Abreu, Maria da Graça Carvalho e António Topa.
No palco do Centro de Congressos, o antigo autarca do Porto começou por anunciar o nome de Santana Lopes para o Conselho Nacional, seguido de Paulo Rangel, Arlindo Cunha e José Matos Rosa.
A mesa do Congresso passa a ser presidida por Paulo Mota Pinto, que sucede a Fernando Ruas e tem como vice-presidentes Almeida Henriques e Lina Lopes. Na equipa de secretários estão: Joaquim Ponte, João Montenegro, Isabel Cruz e Nelson Fernandes.
Para presidir ao Conselho de Jurisdição do PSD foi escolhido Nunes Liberato. Enquanto Catarina Rocha Ferreira vai liderar a Comissão de Auditoria Financeira. Outra das informações confirmadas pela TSF. Catarina Rocha Pereira é advogada e foi uma das figuras mais próximas de David Justino durante a redação da moção estratégica de Rui Rio.
Notícia atualizada às 18h44