Rui Rio acredita que democracia está fragilizada: "Temos hoje um poder político fraco e desacreditado"
"Eu acho que nós temos uma democracia de grau cada vez mais baixo e que a conversa de que vivemos em democracia, somos isto, somos aquilo, somos do ponto de vista formal. Isso é inegável. Do ponto de vista substantivo, a nossa democracia é cada vez mais fraca", disse o antecessor de Luís Montenegro na liderança do PSD
Corpo do artigo
O antigo líder do PSD Rui Rio considera que o poder político é cada vez mais fraco e que isso tem vindo a prejudicar a democracia.
"A verdade é que nós temos hoje um poder político fraco e desacreditado. Quando assim é, as pessoas afastam-se da política, não participam na política. Isto leva a que a qualidade média dos políticos no exercício de funções baixe muito relativamente àquilo que era há 20, há 30, há 40, há 50 anos", disse o antigo presidente da Câmara Municipal do Porto na iniciativa Conversas de Café, promovida pelo Jornal de Notícias.
Para Rui Rio, "é inegável" que Portugal é uma democracia "do ponto de vista formal", mas que na realidade a democracia está fragilizada.
"Eu acho que nós temos uma democracia de grau cada vez mais baixo e que a conversa de que vivemos em democracia, somos isto, somos aquilo, somos do ponto de vista formal. Isso é inegável. Do ponto de vista substantivo, a nossa democracia é cada vez mais fraca e um dos pontos pelo qual é mais fraca, reside precisamente no enfraquecimento e numa descredibilização dos agentes políticos e da política", considera o ex-presidente do PSD.
