Rui Rio é mandatário nacional da candidatura de Gouveia e Melo às presidenciais
Não fazia parte dos planos do ex-presidente do PSD "voltar aos palcos principais da política nacional", mas Rui Rio considera que tem faltado "coragem" e "competência" à política portuguesa para "reformar o que há tem de ser reformado"
Corpo do artigo
O antigo presidente da Câmara do Porto e do PSD Rui Rio é o mandatário nacional da candidatura de Henrique Gouveia e Melo à Presidência da República.
O anúncio foi feito num jantar que está a decorrer este sábado no Centro de Congressos da Alfândega do Porto, tendo o nome de Rui Rio sido anunciado pelo próprio Henrique Gouveia e Melo e o ex-líder do PSD entrado na sala de seguida, sob aplausos.
Num breve discurso, Rui Rio começou por frisar que não era sua intenção voltar aos palcos políticos e explicou os motivos pelos quais decidiu aceitar este desafio: "Desde a instável conjuntura externa até à complexa situação económica e social do nosso país, passando pela degradação acentuada que a própria qualidade da democracia tem sofrido, muitos são os condicionalismos que têm atrasado o nosso desenvolvimento."
Para Rui Rio, tem faltado "coragem" e "competência" à política portuguesa para "reformar o que há tem de ser reformado". O ex-presidente do PSD prosseguiu no discurso esclarecendo que "reformar é enfrentar os poderes setoriais que ao longo do tempo foram aproveitando a passividade do poder para se irem instalando com as suas conveniências".
Rui Rio apontou falta de "cultura democrática" e sublinhou o respeito pelas maiorias. "Só em ditadura persistem minorias que condicionam a maioria”, disse.
O antigo autarca do Porto considerou ainda que o almirante é "independente dos interesses corporativos dominantes e capaz de incentivar as rotutas indispensáveis à reposição da qualidade da nossa democracia e ao esvaziamento do populismo que a degrada".
"Se vejo no candidato as características que acabo de descrever, então sinto que não tenho o direito de ceder à minha comodidade pessoal e recusar o honroso convite que me foi feito", completou.
Já Henrique Gouveia e Melo disse que viu sempre em Rui Rio "um homem íntegro, do centro, um homem equilibrado com grande sentido de Estado, que esteve disponível para o diálogo e para contribuir para as reformas de que o país necessita".
"Enquanto líder da oposição, no passado, e ao longo da sua extensa atividade política, é verdadeiramente um homem que encarna o melhor das gentes do Norte e estou muito grato por ser o meu mandatário nacional", disse o candidato presidencial.
Notícia atualizada às 21h41