Rui Rocha defende que 25 de Novembro "merece ser valorizado" e vai propôr comemorações na AR
O líder da IL afirma que é "uma oportunidade para o PS se reconciliar com a sua própria história".
Corpo do artigo
O líder da Iniciativa Liberal (IL), Rui Rocha, defendeu esta quarta-feira, no programa Grande Entrevista da RTP, que “devido ao ciclo político que temos vivido o 25 de Novembro foi desvalorizado” e, como tal, o partido vai apresentar na Assembleia da República uma proposta para que a data seja integrada nas comemorações dos 50 anos do 25 de Abril.
“Isto é uma oportunidade para o PS se reconciliar com a sua própria história, porque o PS quando condicionado pelos parceiros e caminho que escolheu nos últimos anos, afastou-se da sua história”, disse Rui Rocha.
"Estamos a falar de questões simbólicas, é bem verdade, mas houve um entendimento à esquerda de desvalorização do 25 de Novembro”, reiterou.
Para a IL, a data deve ser assinalada com o “mesmo entusiasmo” que o 25 de Abril e, por isso, adiantou, o partido vai propor na conferência de líderes e na AR que o 25 de Novembro seja integrado nas comemorações dos 50 anos da democracia.
"Entendemos que merece ser valorizado, porque faz parte desse caminho e é relevante para a da democracia e da liberdade”, sublinhou.
O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, também já tinha dito, no discurso de 5 de outubro do ano passado, que a autarquia iria passar a ter uma grande iniciativa para celebrar o 25 de Novembro.