Rui Rocha justifica a decisão com os resultados nas eleições legislativas. A TSF sabe que está já marcado um conselho nacional da IL para 15 de junho, em Almada, onde vai ser discutido o calendário eleitoral para a sucessão de Rui Rocha
Corpo do artigo
O líder da Iniciativa Liberal, Rui Rocha, anunciou este sábado que vai deixar a presidência do partido, após não ter alcançado a "preponderância política desejada" nas legislativas.
Rui Rocha reconheceu que o partido não atingiu “a preponderância que todos desejavam” nas legislativas de 18 de maio, no final de uma reunião da comissão executiva, em Lisboa.
Em declarações aos jornalistas, numa conferência de imprensa, Rui Rocha anunciou que irá ocupar o lugar como deputado na Assembleia da República, e explicou que sai por não estar agarrado ao cargo e perante um ciclo político novo.
Com as eleições legislativas de 2025 abre-se um novo ciclo político que se inicia com uma representação parlamentar significativamente diferente. Um ciclo político com enormes desafios e para o qual a Iniciativa Liberal não parte, reconhecendo a minha integral responsabilidade nisso, com a preponderância de um peso eleitoral pelo qual lutámos e todos desejávamos.
Explicou que a decisão surge da avaliação feita por si de dois anos e meio de liderança do partido e dos recentes resultados das eleições legislativas, nas quais a Iniciativa Liberal alcançou o melhor resultados em legislativas, crescendo no número de votos e em deputados eleitos.
A TSF sabe que está já marcado um conselho nacional da IL para 15 de junho, em Almada, onde vai ser discutido o calendário eleitoral para a sucessão de Rui Rocha.
Rui Rocha enviou uma carta aos membros do partido a informar da decisão.
Nas legislativas de 18 de maio, a IL consegiu eleger nove deputados, mais um do que nas eleições anteriores, em 2024.
Notícia atualizada às 18h43