Santos Silva acusa Gouveia e Melo de desconhecer a Constituição e confundir eleições
"Não consigo compreender porque é que as pessoas dizem uma coisa num momento e dizem e fazem a coisa contrária no momento seguinte", afirma o antigo presidente da Assembleia da República
Corpo do artigo
O antigo presidente da Assembleia da República Augusto Santos Silva considera que Henrique Gouveia e Melo não percebe a diferença entre as eleições legislativas e as eleições presidenciais e, por isso, desconhece a Constituição.
"Não consigo compreender porque é que as pessoas dizem uma coisa num momento e dizem e fazem a coisa contrária no momento seguinte. E também não consigo perceber como é que as pessoas não têm um conhecimento mínimo da Constituição da República Portuguesa e não sabem fazer a distinção entre eleições", argumentou o socialista, apontado também ele como possível candidato à Presidência da República, numa arruada do PS em Setúbal.
Sobre uma possível candidatura a Belém, Santos Silva diz que está tudo na mesma: "Não confundo eleições legislativas com eleições presidenciais. Estou numa ação de campanha do PS no âmbito das eleições legislativas e não mudo facilmente de opinião, portanto, a minha opinião continua a mesma."
O secretário-geral do PS, Pedro Nuno Santos, recusou comentar o anúncio da candidatura de Henrique Gouveia e Melo à Presidência da República e preferiu focar-se das legislativas de domingo.
"Estamos a três ou quatro dias das eleições legislativas. Quer dizer, é um momento muito importante da nossa vida coletiva e nós precisamos que o povo português sinta esperança no país, no seu futuro, no futuro para os seus filhos. E é nisso que nós temos de estar concentrados, conseguir ter os portugueses connosco, e nós, cada dia que passa, sentimos que é possível nós ganharmos estas eleições, que nós vamos ganhar estas eleições, que os portugueses nos procuram à procura da esperança. Portanto, é nisso que estamos concentrados, em ter uma vitória e apelar a todos os portugueses. É isso que eu quero", disse o socialista.
O ex-chefe do Estado-Maior da Armada Henrique Gouveia e Melo confirmou esta quarta-feira que será candidato à Presidência da República.
Depois de em abril já ter assumido ter uma decisão tomada, mas que só a comunicaria depois das eleições legislativas, o anúncio surge na última semana de campanha. À Rádio Renascença, diz: "Não há dúvidas. Vou ser mesmo candidato."