O ministro alemão das Finanças recorreu ao exemplo de Portugal, para dizer que os "programas de resgate" desenhados pela troika são "um sucesso".
Corpo do artigo
Wolfgang Schäuble considera que a prova está no pedido do governo para antecipar o pagamento ao FMI.
"Enviei o pedido de Portugal ao parlamento alemão, que tem de o aprovar, mas estou certo de que não haverá nenhum problema. E isto demonstra que o programa de [assistência a] Portugal é uma história de sucesso", afirmou Schäuble à entrada para uma reunião de ministros das Finanças da zona euro (Eurogrupo), no Luxemburgo, dedicada sobretudo à Grécia, o único país atualmente sob "resgate" (o seu terceiro).
  TSF\audio\2017\06\noticias\15\12_wolfgang_schauble_1_portugal_sucesso_luxemburgo
    
O ministro alemão falava à entrada para a reunião do Eurogrupo, que decorre no Luxemburgo. Schäuble fazia uma exposição dos temas a tratar no encontro desta tarde. Um dos quais "sobre Portugal".
"Vamos falar sobre os países. Portugal pediu uma mudança no programa, para antecipar o pagamento de uma parte do empréstimo do FMI. E, isto mostra que Portugal é uma história de sucesso no programa de resgate europeu", afirmou o ministro alemão.
Na anterior reunião do ecofin, o governo pediu para antecipar o pagamento de 10000 milhões de euros. Nesse encontro, a dia 23 de maio, o secretário de Estado das Finanças, Ricardo Mourinho Félix justificou que autorização deste pagamento permitiria uma "gestão dos pagamentos mais equilibrada no futuro".