"Se o PS tiver maioria tenciono abrir processo de diálogo" com outros partidos
Fernando Medina poderá atribuir pelouros aos vereadores da oposição, "caso haja essa vontade".
Corpo do artigo
"Obtivemos hoje uma grande vitória em Lisboa", exaltou Fernando Medina no seu discurso de vitória esta noite em Lisboa.
"Ganhámos mais duas juntas freguesias do que as que tínhamos. Temos agora 19 das 24. Teremos a maioria na Assembleia Municipal e é também certo que teremos ganho a câmara municipal de Lisboa pela quarta vez consecutiva."
Ainda que consiga alcançar a maioria absoluta, o socialista reeleito para a câmara da capital não exclui a atribuição de pelouros a membros de outros partidos.
TSF\audio\2017\10\noticias\02\fernando_medina_1_pactos_esquerda
"Se o Partido Socialista tiver maioria absoluta é minha intenção abrir um processo de diálogo com as várias forças políticas, em particular à nossa esquerda, disponibilizando-me para pactos alargados para a governação da cidade que podem chegar à atribuição de pelouros".
"Qualquer que seja o resultado, procuraremos alargar a base política, no sentido de termos mais apoio para as políticas que vamos concretizar". "Nós governamos dessa forma, na procura de alargar a base social e política", acrescentou.
Por essa razão, os resultados das eleições de domingo "não mudam a nossa natureza política e a nossa natureza firma-se na convicção de que uma cidade é feita da diversidade, a governação da cidade é feita do reconhecimento das diversidades, da procura do equilíbrio, do diálogo, dos pontos de união e não dos pontos de dissenso", precisou Fernando Medina.
Entre os agradecimentos fica uma nota para Costa: "Este resultado foi conseguido pela relação de confiança que o PS tem há mais de uma década com a cidade, que começou a ser construída por António Costa", recordou, acrescentando à declaração os méritos da governação do antigo autarca de Lisboa, atual primeiro-ministro: "Resgatou a cidade da bancarrota, do descrédito institucional".