O secretário-geral do PS enalteceu a "quinta vitória consecutiva" do PS nas eleições regionais dos Açores, vincando que tal resulta do "reconhecimento da excelência da governação" socialista.
Corpo do artigo
"Não faço leituras nacionais de eleições regionais. Estas foram as eleições da Região Autónoma dos Açores, em que votaram as açorianas e os açorianos", vincou António Costa, em declarações aos jornalistas na sede nacional do PS, em Lisboa.
O líder do PS - e também primeiro-ministro - advoga que o resultado nos Açores resulta "certamente" do "reconhecimento da excelência da governação do PS" na região autónoma.
"Estas foram umas eleições dos açorianos, uma vitória do PS/Açores e de Vasco Cordeiro", continuou António Costa.
O também chefe do Governo nacional sublinhou o "crescimento económico ímpar dos Açores" nos últimos anos, um crescimento "dez vezes superior à média nacional", e reiterou a "política social muito forte" promovida na região pelos governos socialistas.
O líder do PS falou aos jornalistas ladeado pela secretária-geral adjunta do partido, Ana Catarina Mendes - o líder havia chegado ao largo do Rato, onde sita o PS, pelas 21:10, tendo prestado declarações às 22:35, depois de conhecidos os resultados finais.
O PS conquistou nova maioria absoluta nas eleições regionais dos Açores, ao conseguir eleger 30 deputados do total de 57 parlamentares da Assembleia Legislativa Regional.
O PSD conquistou 19 deputados, o CDS-PP quatro, o BE dois e o PCP-PEV um deputado e o PPM um deputado.
Em relação às anteriores eleições, em 2012, os socialistas perdem um deputado, tal como o PSD, enquanto o CDS-PP ganham um cada. O PCP-PEV e o PPM mantêm um deputado cada.
O PS conseguiu 46,43% (43.266 votos) contra 48,98% (52.793 votos) em 2012, enquanto o PSD obteve 30,89% (28.790 votos) contra 32,98% (35.550 votos) há quatro anos.
A abstenção atingiu 59,16%, um recorde em eleições regionais nos Açores. Em 2012, não foram às urnas 52,12% dos eleitores.