Semana TSF: a morte de Odair Moniz e tudo o que se seguiu, a polémica sobre a disciplina de cidadania e outros destaques
Faça uma pausa durante a hora de almoço e aproveite para ler as notícias-chave da atualidade na última semana
Corpo do artigo
Um homem em fuga morreu na segunda-feira após ser baleado pela polícia na Cova da Moura, na Amadora, em Lisboa, quando tentava resistir à detenção. Odair Moniz terá agredido os agentes com uma arma branca, tendo já sido aberto um inquérito, segundo a PSP. Em comunicado, a direção nacional daquela força de segurança adianta que o Comando Metropolitano de Lisboa intercetou o homem, de 43 anos, às 05h43.
Leia mais: Homem em fuga morre após ter sido baleado pela PSP na Amadora
Leia também: Projeto para Lisboa, disciplina de cidadania e policiamento. O que dizem autarcas, pais e polícias sobre medidas de Montenegro E "Já estavam em curso no Governo anterior." José Luís Carneiro não vê "novidades" nos anúncios de Montenegro
Um grupo de cidadãos, entre os quais a ex-ministra da Justiça Francisca Van Dunem, vai apresentar uma queixa-crime contra André Ventura e Pedro Pinto, do Chega, por declarações relacionadas com a morte de Odair Moniz, baleado pela polícia. Em causa estão declarações do líder parlamentar do Chega, Pedro Pinto, sobre os tumultos dos últimos dias relacionados com a morte de Odair Moniz, baleado pela polícia na Amadora, afirmando que se as forças de segurança "disparassem mais a matar, o país estava mais na ordem".
Leia também: Amadeu Guerra: "O Ministério Público é que vai ter de verificar se havia arma ou não" E Bairros são "espaços de invasão" da polícia e o "desrespeito de ordem" da PSP: reações à morte de homem na Cova da Moura
O ministro da Agricultura afirma que, em excesso, "até a água faz mal". Em declarações à TSF, José Manuel Fernandes defende a posição do Governo de não aumentar os impostos sobre as bebidas alcoólicas, os refrigerantes e o tabaco.
O governante, que tem a tutela da alimentação, argumenta que não faria sentido aumentar os impostos de um produto específico e não vê problema que o Executivo tenha incluído o tabaco, bebidas alcoólicas e bebidas açucaradas na regra de não aumentar impostos, uma decisão que contraria uma prática já antiga em defesa da saúde pública.
Leia também: Sabe interpretar rótulos? Associação ajuda cidadãos a ler prazos de validade dos alimentos
O presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas (ANDAEP) defendeu esta segunda-feira que as alterações à disciplina de cidadania e desenvolvimento "são um problema político" e causam "perturbação" no funcionamento das escolas. Em causa está o anúncio do primeiro-ministro, que quer retirar a carga "ideológica" do conteúdo programático.
Leia também: Congresso do PSD. Medidas anunciadas por Montenegro "revelam que máscara de moderação do Governo caiu" E Ventura acusa Montenegro de hipocrisia por "anunciar bandeiras do Chega" que PSD rejeitou
Sons de guerra, com helicópteros a sobrevoar, bombas a cair e gritos. É como tem início a peça de teatro que relata a guerra colonial em África, uma página negra na história portuguesa que marcou uma geração.
Leia mais: Uma peça de teatro que convoca os fantasmas da guerra colonial
Leia também: “Fundo”, o musical onde a saúde mental é protagonista
O Presidente da República afirmou na quinta-feira que falou com Governo e Forças Armadas e ambos "minimizaram o problema" ocorrido com o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel, na base aérea militar de Figo Maduro.
Em declarações aos jornalistas, no fim de uma visita ao Museu do Design, em Lisboa, Marcelo Rebelo de Sousa referiu que a versão que lhe chegou foi que "houve equívocos" e que as autoridades militares que ouviu afastaram que houvesse "algum melindre ou alguma razão de queixa".
Leia mais: Marcelo afirma que Governo e Forças Armadas "minimizaram o problema" ocorrido com Rangel
A Caixa Geral de Depósitos (CGD) está a reduzir os serviços no interior do país e também nas ilhas, com dezenas de agências a serem transformadas em pequenos espaços, com menos funcionários, que deixam de oferecer todos os serviços, nomeadamente os de tesouraria, pelo que deixa de ser possível levantar e depositar dinheiro ao balcão. O assunto subiu a debate no Fórum TSF, com os trabalhadores do banco a notarem que a gestão desta instituição "não tem que ver única e simplesmente com euros ou lucros", lamentando que o serviço público esteja a ser posto em causa.
O cantor Marco Paulo morreu na quinta-feira, aos 79 anos, após ter sido diagnosticado recentemente com dois cancros, um no pulmão e outro no fígado. Aqueles com quem trabalhou de perto lembram uma "figura incontornável" na "história da música e Portugal", com "ideias fixas" e uma "carreira bastante longa".
