Semana TSF. Debate intenso antes de aprovar Orçamento, futebol europeu dá para tudo e outros destaques
Faça uma pausa durante a hora de almoço e aproveite para ler as notícias-chave da atualidade na última semana
Corpo do artigo
O Orçamento do Estado para o próximo ano foi aprovado em votação final global, na Assembleia da República. A proposta do Governo só teve os votos favoráveis dos partidos que o formam, PSD e CDS-PP, mas contou com a já anunciada abstenção do PS para que o diploma fosse aprovado. Chega, Iniciativa Liberal, Bloco de Esquerda, PCP, Livre e PAN votaram contra.
Leia mais: Orçamento do Estado para 2025 aprovado pela Assembleia da República
Os cruzamentos de Di María e os cabeceamentos de Arthur Cabral e Amdouni foram a espada que derrotou dez monegascos que estiveram muito perto de ganhar. O Benfica venceu o Mónaco por 3-2 na quinta jornada da fase principal da Liga dos Campeões, graças a uma reviravolta conseguida nos minutos finais da partida.
Leia mais: Di María, o fiel escudeiro: Benfica derrota dez príncipes do Mónaco à cabeçada. Veja os golos
Inglaterra está muito presente nas últimas semanas dos leões e sempre com estrondo: a vitória clara frente ao City, a saída de Amorim para o United e agora o pesadelo frente ao Arsenal. O Sporting foi na terça-feira goleado em casa pela equipa londrina na quinta jornada da fase principal da Liga dos Campeões e num jogo que marcou a estreia de João Pereira nas competições europeias.
Leia mais: Depois do sonho azul, o pesadelo vermelho: Sporting goleado em casa pelo Arsenal. Veja os golos
As vitórias continuam a escapar à equipa de Vítor Bruno e, desta vez, foi a incapacidade de manter as vantagens que impediu a vitória portista. O FC Porto empatou na quinta-feira (2-2) na Bélgica frente ao Anderlecht na quinta jornada da fase principal da Liga Europa.
Leia mais: Vantagens derreteram como o chocolate belga: FC Porto empata com o Anderlecht. Veja os golos
Os jovens até aos 23 anos, estudantes ou não, podem requerer o passe gratuito para transportes públicos a partir de domingo, 1 de dezembro, avançou na quinta-feira o Ministério das Infraestruturas, em comunicado.
Esta medida implica um investimento de 40 milhões de euros e o Governo estima que alcance cerca de 240 mil potenciais beneficiários.
Leia mais: Passe gratuito para todos os jovens até 23 anos pode ser pedido a partir de domingo
Leia também: Montenegro diz que Governo vai corrigir "discriminações" deixadas pelo PS no IRS jovem e passes
Afinal, o número de alunos sem professor a pelo menos uma disciplina pode não ter diminuído 90%. O ministro da Educação, Fernando Alexandre, admitiu na quinta-feira que os dados que apresentou na semana passada não são fiáveis.
O primeiro-ministro, Luís Montenegro, anunciou na quarta-feira que vai ser aprovado em Conselho de Ministros a alocação de mais de 20 milhões de euros para a aquisição de 600 veículos para a PSP e GNR.
Numa comunicação feita ao país, o chefe do Executivo garante que Portugal é "mesmo um dos países mais seguros do mundo", sublinhando que o Governo está "empenhado em cumprir o seu programa". Anuncia, por isso, que será feito um investimento maior nos meios disponibilizados às forças policiais para o cumprimento das missões.
O Ministério da Economia garantiu na terça-feira estar a acompanhar a decisão da Coindu de encerrar a fábrica de Arcos de Valdevez e revela que a empresa amortizou na totalidade o financiamento de quatro milhões de euros que receber no âmbito do Programa de Recuperação e Resiliência.
"O Governo está a acompanhar a decisão da empresa e está em contacto com as entidades locais para avaliar o impacto na região", garante o Ministério da Economia em resposta à TSF.
Saiba mais: "O despedimento coletivo na Coindu é inequívoco e teremos de o concluir”
A questão foi levantada pelo deputado municipal do Bloco de Esquerda Ricardo Moreira, uma semana depois de ativistas do grupo Infraestrutura Pública terem construído e instalado um banco de madeira numa paragem perto da Praça do Marquês de Pombal para mostrarem que fazem falta assentos. O banco improvisado serviu de descanso para muitos utentes, mas desapareceu cerca de 12 horas após a instalação.
Leia mais: Direito a sentar à espera do autocarro chega à reunião de câmara em Lisboa
Saiba mais: Infraestrutura Pública, o grupo que pôs mãos à obra pela "luta mais triste do mundo"
Leia também: "Sentido de responsabilidade." PS/Lisboa vai viabilizar Plano de Atividades e Orçamento Municipal para 2025
