Faça uma pausa durante a hora de almoço e aproveite para ler as notícias-chave da atualidade na última semana
Corpo do artigo
Ross Gerber, um dos principais investidores da Tesla, disse na quarta-feira que está na altura de Elon Musk escolher um novo presidente da direção executiva da empresa (CEO, na sigla em inglês). Em entrevista à Sky News, o investidor defendeu que a empresa está numa crise profunda e que Elon Musk perdeu a concentração devido ao trabalho que está a fazer para Administração Trump, tornando-se, considera, uma pessoa que cria divisões entre os norte-americanos
Uma cábrea ou "guindaste flutuante" soltou-se do Cais da Pedra, em Lisboa, e embateu no Cais da Matinha, derramando combustível no Rio Tejo. O incidente ocorreu na madrugada desta quinta-feira, na sequência dos efeitos da depressão Martinho. O Porto de Lisboa ainda não sabe ao certo o que fez com que a embarcação se soltasse.
Leia mais: Lisboa: "guindaste flutuante" embate no Cais da Matinha e derrama combustível no rio Tejo
A chuva durante a tarde de segunda-feira levou à antecipação em três horas da descarga prevista para esta terça-feira da barragem de Odeleite, no Algarve, "por razões de segurança". "Choveu muito esta tarde na Serra do Caldeirão e as ribeiras estão a ganhar um caudal crescente. Já era alto e com a chuva que caiu e ainda há ameaças de chuva durante a noite, previsões nesse sentido, as terras estão saturadas, qualquer pinga de água corre para as fileiras. Por isso, por uma questão de segurança, porque a barragem está praticamente cheia e tem de se fazer a descarga por razões óbvias amanhã e terá de ser antecipada porque o caudal que vai atingir durante a noite é superior àquilo que estimava anteriormente, porque as chuvas desta tarde foram muito intensas e contínuas chuviscar, embora mais gradual e mais lento. Mas há chuvas durante a noite toda na Serra do Caldeirão", explica à TSF o presidente da Associação de Regantes do Sotavento Algarvio, Macário Correia.
Leia mais: Algarve: chuva "muito intensa" leva à antecipação em três horas da descarga na barragem de Odeleite
Leia também: Chuva provoca estragos nas culturas. Agricultores "gostam" da água, mas tempestade "atrapalha" plantações; Depressão Martinho traz chuva forte e ventos de 120km/h. Proteção Civil alerta para eventuais cheias
O ex-deputado do PSD José Pacheco Pereira considera que a gestão da crise governativa em Portugal prova que a política "atingiu um grau zero" e acusa o PS de ter "ilibado" o primeiro-ministro "de tudo aquilo que disse até hoje", ao estar "centrado" em apenas obter "mais explicações". Mas também o PS não ficou imune às críticas de Pacheco Pereira, que lamenta que os socialistas se tenham "centrado" no facto de o primeiro-ministro "ter de prestar esclarecimentos", numa altura em que Montenegro "já tinha dito muita coisa que poderia implicar uma discussão política".
Leia também: Marcelo diz que atividade económica “anda por si” e fala em clima de tranquilidade; Pedro Nuno "pronto para qualquer confronto", Montenegro diz que "cumpriu todas as obrigações"
O Presidente norte-americano, Donald Trump, afirmou, esta quarta-feira, que teve uma conversa telefónica "muito boa" com o chefe de Estado ucraniano, Volodymyr Zelensky, e que ambos estão "no caminho certo". "Muito da discussão passou pela chamada telefónica desta terça-feira com o Presidente Putin, com o objetivo de alinhar os termos e necessidades da Rússia e da Ucrânia", revelou Trump.
Leia mais: "No caminho certo." Trump diz que conversa com Zelensky foi "muito boa"
O professor do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas Marcos Farias Ferreira afirma que o Presidente russo, Vladimir Putin, só "está interessado num cessar-fogo a partir de uma posição de força" e isso dificulta a possibilidade de chegar a acordo para o fim da guerra na Ucrânia. Atira ainda responsabilidades à Europa pela sua "marginalização" nas negociações e explica que a cedência ucraniana às exigências de Moscovo ditariam a "capitulação total" de Volodymyr Zelensky.
Leia também: Kremlin confirma que Putin e Trump vão falar ao telefone na terça-feira
Assinala-se, este domingo, o bicentenário do nascimento de Camilo Castelo Branco. Um dos nomes mais importantes da literatura portuguesa nasceu em Lisboa a 16 de março de 1825, mas foi a Norte que viveu os momentos mais marcantes de toda a vida. Por isso, é pela região Norte do país que passa a proposta de roteiro camiliano desenhado por Jorge Sobrado, vice-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Norte para a área da Cultura.
Nos últimos dias têm sido várias as notícias que dão conta da ocupação de terrenos baldios para a construção de casas abarracadas um pouco por todo o país, a par da ocupação de edifícios devolutos para o mesmo fim. No Fórum TSF, especialistas alertam que o que está a faltar para a resolução da crise na habitação é "focar nas pessoas e não no imobiliário". Na segunda-feira, a TSF deu conta que o Bairro Marinhas do Tejo, em Loures, corria o risco ser demolido nessa mesma manhã, um local onde vivem cerca de 60 pessoas. Já na terça-feira, a PSP e a ASAE realizaram uma operação de fiscalização a uma antiga escola em Massamá, no concelho de Sinta, onde viviam mais de cem pessoas e 37 famílias. Nesta antiga escola, havia 50 quartos que eram cobrados a 500 euros por mês cada. Esta quarta-feira, as suspeitas recaem sobre um antigo edifício de escritórios em Queluz.
