Semana TSF: orçamento entra na especialidade, Amorim sai do Sporting e outros destaques
Faça uma pausa durante a hora de almoço e aproveite para ler as notícias-chave da atualidade na última semana
Corpo do artigo
Sem surpresa, o Orçamento do Estado para 2025 foi aprovado na generalidade com os votos a favor do PSD e o CDS e a abstenção do PS. Os restantes partidos políticos com assento parlamentar votaram contra. O primeiro-ministro recusa responder a perguntas, mas deixa a Assembleia da República "otimista" e "confiante" de que a votação do Orçamento na especialidade vai decorrer com "maturidade".
O Governo mantém o objetivo de crescer 3% durante a legislatura, compromete-se com um suplemento nas pensões mais baixas e em dar vida "ao primeiro Orçamento em muitos anos que não aumenta um único imposto". Apesar de "condicionado por decisões da oposição", Luís Montenegro garantiu, no debate do Orçamento de Estado para 2025, que "o foco deste Governo é fazer”. Ainda assim, o primeiro-ministro só conta com os votos a favor do PSD e do CDS-PP. O OE2025 vai ser viabilizado na generalidade, na quinta-feira, porque conta com a abstenção do PS. Os restantes partidos políticos vão votar contra, argumentando que "não serve o país".
A comentadora TSF Sofia Oliveira defendeu na terça-feira que a saída de Rúben Amorim "é sensível para a estrutura e jogadores" leoninos. A reação surgiu após a SAD da turma de Alvalade ter comunicado à CMVM que o Manchester United aceitou pagar a cláusula de rescisão de dez milhões de euros pelo treinador. Falta agora saber quando é que o negócio poderá ser concluído, mas a confirmar-se, insistiu Sofia Oliveira, "é algo que deixa marcas" no clube. Para a comentadora, "o Sporting perde o grande responsável pela capacidade de [o clube] se aproximar da conquista dos títulos e de um projeto coerente".
Leia mais: Saída de Amorim "deixa marcas" e "aumenta reticências" sobre conquista do campeonato
Os moradores de Benfica viveram na última madrugada mais uma noite de sobressalto. Dez viaturas foram atingidas pelas chamas e ficaram inutilizadas. Uma dos carros pertencia a Camila. Mora na freguesia de Benfica e revela que só deu conta da destruição, esta manhã, quando se preparava para levar a filha à escola. "Durante a noite não ouvi nada. Disseram que fez barulho, mas eu não ouvi nada. Eu moro do outro lado [do local onde arderam as viaturas] do prédio e lá não consegui ouvir. Eu ia levar a minha filha à escola e ela ficou toda assustada. Só percebi agora de manhã", afirma aquela moradora, que reconheceu que a zona costuma ser tranquila.
Leia mais: Desacatos na Grande Lisboa. "O nosso cantinho do céu está a virar inferno"
O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa manifestou solidariedade para com a família de Odair Moniz, que morreu baleado pela PSP na segunda-feira, em Lisboa, e respeito por aqueles que procuram que a ordem se faça sem violência. Para José Ornelas, "ninguém tem uma missão fácil nestes tempos", mas considera que é necessária a colaboração de todos.
Os açorianos vão passar a pagar menos 10% nos voos para o território continental e menos 33% nas viagens entre os Açores e a Madeira. O anúncio foi feito pelo primeiro-ministro, Luís Montenegro, no discurso de encerramento do congresso do PSD Açores, que decorreu este fim de semana.
O fabricante alemão de automóveis Volkswagen (VW) planeia encerrar pelo menos três fábricas e reduzir dezenas de milhares de postos de trabalho na Alemanha, disse esta segunda-feira a líder da estrutura que representa os trabalhadores da empresa, Daniela Cavallo. A Comissão de Trabalhadores Volkswagen Autoeuropa adianta, à TSF, que não estão previstas alterações ao funcionamento das fábricas, em Portugal, e, rejeitando fazer mais declarações sobre o caso, expressa apenas "solidariedade" com os colegas alemães.
Leia também: Volkswagen está a avaliar produção de carro elétrico na Autoeuropa e Trabalhadores da Autoeuropa aprovam acordo laboral válido por dois anos
Um produtor de Vila Viçosa já soma 28 ovelhas mortas e duas estão doentes. Diz que o vírus chegou de repente à sua exploração, enquanto o veterinário assume que há pouco a fazer, além de esperar que a medicação resulte. António Pinguicha mostra duas ovelhas que estão a resistir à "língua azul" afastadas do resto do rebanho, mas já denotam pouca energia. Uma tem dificuldade em equilibrar-se quando caminha e a outra já nem se põe de pé, exibindo secreções.
Leia mais: "Foi de um dia para o outro." Produtor alentejano perdeu 28 ovelhas devido à doença da língua azul
O Real Madrid irá faltar à cerimónia de atribuição da Bola de Ouro da época 2023/24, em Paris, por ser sentir desrespeitado pela UEFA, revelou na segunda-feira o clube espanhol, em nota enviada à agência noticiosa France-Presse.
Leia mais: Real Madrid faz boicote à Bola de Ouro por se sentir desrespeitado pela UEFA
Leia também: Rúben Dias e Vitinha finalistas da Bola de Ouro. Ronaldo e Messi de fora
Terry Moore coloca cartazes há 25 anos. Em época de eleições, não tem mãos a medir. O empreiteiro leva as ferramentas na carrinha e em menos de meia hora consegue erguer o cartaz no relvado. Assumido republicano, Terry acredita que Donald Trump “cometeu erros” no primeiro mandato, mas “aprendeu onde não esteve bem” e o segundo mandato vai ser totalmente diferente. “Ele aprendeu com os erros e está a prometer tornar a América grande outra vez.”
Leia mais: Reportagem TSF nos EUA. Cartazes à beira da estrada marcam "batalhas eleitorais que nunca acabam"
