"Sempre simpático", "afável", "muito rigoroso e honesto": Alexandra Leitão e Pacheco Pereira recordam Miguel Macedo
Os colegas de painel no programa O Princípio da Incerteza, da TSF e da CNN Portugal, lamentam a morte repentina de Miguel Macedo
Corpo do artigo
"Estou profundamente consternada, profundamente consternada." É desta forma que Alexandra Leitão reage, na TSF, poucos momentos após receber a notícia da morte de Miguel Macedo. A líder parlamentar socialista e colega de painel do ex-ministro do PSD n'O Princípio da Incerteza, transmitido na TSF e na CNN Portugal, lembra que Miguel Macedo fazia o programa há um ano: "Passou depressa, parecia menos."
Em declarações à TSF, lembra "uma pessoa companheira, sempre de acordo com o que era combinado fazer, sempre simpática, afável, cada um com os seus pontos de vista, mas muito afável, muito amigável, muito simpático".
Alexandra Leitão considera que nada fazia prever esta morte e lembra que o viu pela última vez no último domingo. "Nós tivemos programa no domingo. Na terça-feira houve até um programa especial no âmbito de uma cimeira organizada pelo canal de televisão onde passa o programa, onde eu não podia ir, porque estava no plenário da Assembleia da República e fui substituída", conta. "Infelizmente, na terça-feira não tive ocasião de o ver", lamenta.
Por sua vez, José Pacheco Pereira, também comentador n'O Princípio da Incerteza, recorda Miguel Macedo como alguém "muito rigoroso, muito honesto, um bom companheiro". "Honra-me ter sido eu a convidá-lo para o programa O Princípio da Incerteza", diz.
"Guardo as melhores memórias de uma amizade de muitos anos, que atravessou todas as situações políticas", acrescenta. "Tinha evidentemente as suas opiniões políticas, mas isso nunca dificultou uma conversação de partilha e de respeito uns pelos outros", sublinha ainda.
Pacheco Pereira lembra que para todos os programas Miguel Macedo levava notas e preparava muito bem as intervenções: "Ele tinha experiência jurídica, governamental e partidária, e trazia essa experiência para o nosso debate, o que para nós era uma grande vantagem."
"Tenho imensa pena", remata.
Morreu esta quinta-feira Miguel Macedo, antigo ministro da Administração Interna no Governo de Passos Coelho, confirmou a TSF. Tinha 65 anos.