A ministra da Presidência e da Modernização Administrativa começou esta segunda-feira, em Viseu, uma volta pelo país para apresentar o Simplex. Maria Manuel Leitão Marques quer "recolher contributos para simplificar a relação dos cidadãos com o Estado".
Corpo do artigo
Maria Manuel Leitão Marques já tem, contudo, algumas ideias. Uma delas é que "o cidadão trate da sua vida com o Estado num único local". E promete, para cada concelho, "um espaço do cidadão, com os serviços públicos concentrados e a certeza de que haverá alguém para ajudar a lidar com a burocracia do Estado". A ministra tenciona ainda estender o programa aos consulados porque "os emigrantes também precisam de serviços de proximidade".
"Simplificar e agilizar a relação do cidadão com os serviços públicos" é a preocupação da governante que vai reunir com cidadãos e empresários locais para ouvir os problemas que os utentes enfrentam na relação com a Administração Pública.
Esse diálogo, que se vai realizar em todas as capitais de distrito e nas regiões autónomas, servirá de base para a apresentação das medidas do Simplex 2016, em maio deste ano.