Uma nota explicativa do diretor da TSF sobre o cancelamento do debate autárquico entre quatro candidatos à presidência da Câmara Municipal de Lisboa
Corpo do artigo
A TSF convidou quatro candidatos à presidência da Câmara Municipal de Lisboa para um debate, esta segunda-feira à tarde, na TSF.
O debate seria transmitido em simultâneo na TSF, e em TSF.pt e JN.pt.
Os convites foram feitos em agosto e, desde então, foram mantidos contactos com as candidaturas, no sentido de encontrar a melhor solução para realizar o debate.
Ainda durante o mês de agosto, a candidatura liderada por Carlos Moedas fez saber à TSF que não teria disponibilidade para estar em todos os debates para os quais Carlos Moedas tinha sido convidado e que, nesse sentido, sugeria às três rádios nacionais (TSF, Antena 1, Renascença), que se juntassem e organizassem um debate comum.
As direções de informação das quatro rádios, que nos últimos anos têm co-organizado debates entre candidatos a eleições nacionais, entenderam não aceitar a sugestão da candidatura de Carlos Moedas e manter os convites originais.
Nos últimos dias, a candidatura de Carlos Moedas comunicou à TSF que não estaria presente no debate para o qual foi convidado e que mantinha o critério adotado há quatro anos: debater em três televisões e numa rádio. Apesar de já ter realizado um debate numa rádio, manifestava agora disponibilidade para um outro, se as três rádios o organizassem conjuntamente.
A posição da TSF não se alterou e tencionava realizar o debate, esta tarde, com ou sem a presença de Carlos Moedas.
Confrontada com a ausência do atual autarca, a equipa da candidatura de Alexandra Leitão fez saber à TSF que não fazia sentido a candidata participar num debate sem a presença do incumbente.
Nestas condições, a TSF sugeriu aos restantes candidatos que tinham sido convidados, João Ferreira e Bruno Mascarenhas, que o debate não se realizasse, porque as duas ausências iriam esvaziar o objetivo do programa.
As duas candidaturas fizeram sentir à TSF que preferiam ter tido oportunidade de debater ideias e projetos com os outros candidatos, e que quem perde são aos cidadãos de Lisboa.
A TSF lamenta a situação criada e apresenta as sinceras desculpas aos dois candidatos convidados, que mesmo tendo aceitado debater, não o vão fazer por responsabilidade alheia.
Resposta da coligação "Por ti, Lisboa"
A coligação Por ti, Lisboa gostaria de começar por agradecer o convite para o debate com os candidatos autárquicos às próximas eleições de 12 de outubro.
Estamos, e sempre estivemos, disponíveis para debater com todos os candidatos, por isso mesmo sugerimos às três rádios nacionais (Antena 1, Renascença e TSF) a organização de um debate conjunto, de forma a melhor esclarecer todos os lisboetas.
Como referido a 21 de agosto em resposta enviada aos diversos convites, recebemos inúmeros pedidos para debates, não sendo possível estar presente em todos.
Assim, e após apurada deliberação, a coligação Por ti, Lisboa, entendeu que não era possível aceitar o convite para estar presente nos debates que as vossas estações estão a organizar.
Gostávamos também de informar que a coligação Por ti, Lisboa optou por manter o mesmo critério adotado pela candidatura de Carlos Moedas há quatro anos, participando em três debates televisivos e um radiofónico. Foi este critério que nos levou a aceitar apenas um convite para um debate radiofónico, neste caso na Rádio Observador, dia 19 de setembro. O critério para a escolha foi a primeira data sugerida.
Caso ainda seja possível obter um entendimento para a realização de um debate conjunto, estamos disponíveis para tentar encontrar uma data para a sua realização.
Com os melhores cumprimentos,
A Direção de Campanha
Resposta da coligação "Viver Lisboa"
O facto do eng. Carlos Moedas não aceitar debater na TSF, escudando-se e fugindo a prestar contas pelo estado de descuido e degradação a que deixa a cidade, no momento em termina o seu mandato, tem como consequência a não participação de Alexandra Leitão no vosso debate.
Um debate sobre a cidade de Lisboa em que não esteja o atual presidente de câmara e recandidato não faz sentido acontecer sem a sua presença.
Resposta da coligação CDU
Em nome da candidatura da CDU, agradecemos a informação, que lamentamos.
Pela nossa parte, estamos disponíveis para comparecer nas vossas instalações, à hora prevista, para debate ou entrevista sobre a cidade, em sinal de respeito pelos eleitores e pela TSF, que lamentamos que outros não tenham tido.
Resposta do partido Chega
Lamentamos esta recusa.
O debate sobre o estado da cidade e sobre as propostas e soluções com que cada força se apresenta a estas eleições é geralmente clarificador e útil na formação da opção de voto de cada um.
Perde a cidade com este abandono de Carlos Moedas e de Alexandra Leitão.