"Socialistas estão felizes." Carneiro diz que vitória de Seguro é triunfo de campo democrático amplo

Créditos: José Coelho/Lusa (arquivo)
O secretário-geral do PS considera que "é uma vitória da democracia" e "dos valores constitucionais"
O secretário-geral do PS considerou este domingo que a vitória de António José Seguro é o triunfo de um amplo campo democrático, dos valores constitucionais e de "um socialista de sempre", mas que será "Presidente de todos os portugueses".
Esta posição foi assumida por José Luís Carneiro, na sede nacional do PS, em Lisboa, numa altura em que estão contados os resultados em mais de 80% das freguesias, com António José Seguro a obter mais de 65% dos votos contra 35% do seu adversário, André Ventura.
"Os socialistas estão felizes. Esta é uma vitória de um amplo campo democrático, da esquerda até ao centro direita. Esta é uma vitória da democracia, dos valores constitucionais", declarou o secretário-geral do PS.
Com o presidente do PS, Carlos César, a escutá-lo na primeira fila da sala, José Luís Carneiro defendeu que o resultado de António José Seguro na segunda volta das eleições presidenciais representa "a vitória das liberdades, dos direitos e das garantias de todas e de todos os cidadãos".
"É a vitória dos valores da nossa Constituição. A democracia, hoje e mais uma vez, venceu. É a vitória de um socialista de sempre, mas é sobretudo a vitória de um Presidente de todos e para todos", afirmou, invocando, depois, neste contexto, antigos chefes de Estado como Mário Soares e Jorge Sampaio.
José Luís Carneiro procurou ainda realçar a ideia de que António José Seguro vai vencer as eleições presidenciais com "cerca de dois terços dos votos dos portugueses".
"António José Seguro foi secretário-geral do PS, é um homem do socialismo democrático. Mas esta é a vitória de um amplo campo político democrático, que vai da esquerda à esquerda do PS, até ao centro-direita, a direita democrática", salientou o líder socialista.
No período de perguntas dos jornalistas, o secretário-geral do PS fez questão de acentuar a sua interpretação de que, "em primeiro lugar, esta é uma vitória do doutor António José Seguro".
"É uma vitória de todos os humanistas, dos socialistas, dos sociais-democratas, dos democratas-cristãos. É de todos aqueles que defendem a democracia e os valores constitucionais. Naturalmente, os socialistas estão felizes com estes resultados eleitorais, sobretudo, por verificarem que os portugueses têm mesmo a democracia no seu coração - e batem-se pela democracia quando ela pode estar em perigo", advogou o líder socialista.
Neste contexto, José Luís Carneiro manifestou-se certo que António José Seguro, "eleito agora com uma maioria muito expressiva para assumir a função de Presidente da República, vai trazer união a todos os portugueses".
"A independência, a isenção e a imparcialidade do mais importante árbitro institucional são decisivas para construirmos soluções para um novo ciclo político de estabilidade para o qual o PS quer contribuir. Assim o Governo esteja preparado para receber os contributos que temos para dar", acrescentou.
A seguir a esta declaração, o secretário-geral do PS desloca-se à sede de campanha de António José Seguro, nas Caldas da Rainha, para felicitar o antigo secretário-geral socialista.
