Sofia Pereira candidata à liderança da JS: "Progressista, ecologista, feminista e de esquerda"
Pertence ao secretariado nacional da JS e lidera a federação de Viseu
Corpo do artigo
A jovem socialista Sofia Pereira é candidata à liderança da Juventude Socialista (JS), apurou a TSF. Define-se como “progressista, ecologista, feminista e de esquerda”, promete propostas para mais habitação e melhores salários para os jovens.
Sofia Pereira, 25 anos, é militante da JS desde 2016, assinou a ficha com 16 anos, e será candidata à sucessão do deputado Miguel Costa Matos como secretaria-geral da juventude partidária. A jota entra, no próximo ano, num novo ciclo, depois de dois mandatos de Costa Matos, que atinge o limite de idade.
A jovem de Lamego lidera a JS do distrito de Viseu e, recentemente, foi candidata às eleições europeias, numa lista liderada por Marta Temido, e esteve também na lista do PS à Assembleia da República, em março deste ano. Não garantiu a eleição nem para Bruxelas, nem para São Bento.
Assumiu já, como uma das principais bandeiras, o alargamento da Interrupção Voluntária da gravidez das dez para as 14 semanas, num artigo publicado no jornal Expresso, a 22 de agosto, num primeiro indício para a discussão interna.
Sofia Pereira é, para já, a única candidata à sucessão de Miguel Costa Matos, para o congresso que está indicado para dezembro. Quer entrar numa lista que conta com nomes como Pedro Nuno Santos, Sérgio Sousa Pinto, Duarte Cordeiro, Margarida Marques, Jamila Madeira, João Torres ou António José Seguro.