Sofia Pereira é a nova secretária-geral da JS. Derrota Bruno Gonçalves com 58%
Define-se como “ecologista e feminista”. Quer que o país conte com 600 mil novas casas em dez anos
Corpo do artigo
Nas primeiras eleições disputadas em 18 anos, sai vencedora Sofia Pereira. A jovem de Lamego é a nova secretária-geral da Juventude Socialista (JS), com 58% dos votos, contra 41% do eurodeputado Bruno Gonçalves.
De acordo com os resultados, a que a TSF teve acesso, registaram-se 198 votos para Sofia Pereira, 138 para Bruno Gonçalves, três brancos e um nulo. Votaram 340 jovens socialistas.
Licenciada em Comércio e Relações Económicas Internacionais, com 24 anos, define-se como “ecologista e feminista”. Foi candidata às eleições europeias e esteve na lista do PS à Assembleia da República, em março deste ano, mas não garantiu a eleição nem para Bruxelas, nem para São Bento.
Assumiu, na campanha interna, o alargamento da Interrupção Voluntária da Gravidez das dez para as 14 semanas como uma das principais bandeiras. E promete pressionar o PS para que, em dez anos, o país conte com 600 mil novas casas (com a ajuda dos impostos dos casinos e do jogo online).
Sofia Pereira disputou com Bruno Gonçalves a liderança da JS, pela sucessão de Miguel Costa Matos, sendo a “candidata da continuidade”. Arranca para um mandato de dois anos, como secretária-geral, já depois de ter feito parte do secretariado nacional.