Sofia Pereira quer "maior representação de sempre" da JS nas autárquicas. Bruno Gonçalves nota que PS "mobiliza muitos jovens"
O primeiro debate da campanha interna na JS passa na TSF depois das 15h00
Corpo do artigo
Os candidatos à liderança da Juventude Socialista (JS) querem mais representação dos jovens nas listas socialistas às autárquicas. Em debate na TSF, Sofia Pereira e Bruno Gonçalves prometem pressionar Pedro Nuno Santos para que “dê um sinal que os jovens contam”.
Sofia Pereira defende mesmo que o PS precisa de fazer uma reflexão e integrar mais jovens nas listas para as autárquicas, uma meta a que se propõe caso vença as eleições internas para a liderança da JS.
“Para poder fazer política para os jovens é mesmo preciso integrar-nos. Nós valemos mesmo pela nossa mobilização, pelo nosso trabalho na construção dos programas eleitorais, mas também valemos pela nossa capacidade de poder executar aquilo que são as nossas propostas e que defendemos junto do Partido Socialista”, sintetizou.
Daí o objetivo da candidatura de Sofia Pereira para que o PS conte com “a maior representação sempre dos jovens em Assembleias de Freguesia, Assembleias Municipais e Executivos camarários”, em 2025, para que os socialistas deem “um sinal de que os jovens contam na política”.
Bruno Gonçalves considera que a JS tem perdido força, numa visão distinta à de Sofia Pereira, e quer que o PS tone as vozes jovens audíveis nas próximas autárquicas. Alerta ainda que a extrema-direita tem conseguido ganhos junto dos mais eleitores mais novos e surgirá em força nas eleições do próximo ano.
O PS tem, por isso, “duas hipóteses” para as próximas autárquicas, do ponto de vista do candidato: negar os votos dos jovens ou renovar parte das listas.
“A primeira hipótese é negar a evidência de que este é um partido que mobiliza muitos jovens, e se negar essa evidência nega também a possibilidade de mais jovens do partido integrarem as listas. Ou tem outra, admitindo que precisamos de mais juventude, precisamos de comunicar melhor para a juventude, e precisamos de mais jovens nas listas”, acrescentou.
Entre os vários temas em discussão, Bruno Gonçalves e Sofia Pereira mostraram visões distintas para a resolução da crise na habitação, bem como para o combate aos populismos. O primeiro debate da campanha interna na JS pode ser escutado na íntegra depois das 15h00.