Sondagem: 25 de Abril é o marco mais importante, 25 de Novembro em segundo plano
A sondagem da Aximage para a TSF, DN e JN mostra que Mário Soares e Salgueiro Maia são as figuras mais importantes do 25 de Abril. Marcelo e Costa são as “personalidades” dos anos recentes.
Corpo do artigo
A revolução do 25 de abril de 1974 é, com larga margem, o acontecimento mais importante dos últimos 50 anos em Portugal, de acordo com a sondagem da Aximage para a TSF, DN e JN. O 25 de Novembro de 1975, embora importante para a democracia, é visto como um episódio secundário nos últimos 50 anos quando comparado com outros feitos.
O 25 de Abril leva nota amplamente positiva pelos inquiridos (94%), com 68% a considerarem a data “muito importante”. Das pessoas que responderam à sondagem, 5% dão pouca relevância ao 25 de Abril para “a democracia e para a sociedade portuguesa”.
São os eleitores do Chega, de acordo com o voto nas legislativas deste ano, que dão uma menor relevância ao 25 de Abril: 7% consideram “pouco importante” e 4% entendem mesmo que a revolução foi “nada importante”.
O 25 de Novembro é outra das datas que marca a democracia portuguesa, com vários autores a considerarem o fim do Processo Revolucionário em Curso como a estabilização da democracia em Portugal. O acontecimento foi “muito importante” para 48% dos inquiridos, com 38% a avaliarem como “importante”.
Os números são significativamente inferiores nas avaliações negativas: 7% consideram “pouco importante” e apenas 2% como “nada importante”.
Certo é que o 25 de Novembro é apontado como um episódio secundário nos últimos 50 anos da sociedade portuguesa, ultrapassado por todas as opções colocadas em discussão. A revolução de 25 de Abril leva larga vantagem, com 61% das escolhas das pessoas que responderam à sondagem, seguido da adesão de Portugal à Comunidade Económica Europeia, em 1986 (17%).
Antes do 25 de Novembro ainda há lugar para a aprovação da Constituição da República Portuguesa em 1976, para 14% dos inquiridos. Só depois, com apenas 4% das respostas, aparece “a crise do 25 de novembro em 1975”.
Figuras mais importantes do 25 de Abril: Mário Soares e Salgueiro Maia
Os inquiridos indicaram ainda as personalidades mais relevantes no 25 de Abril. Quanto aos militares, Salgueiro Maia foi a personalidade escolhida por 31%, seguido de Ramalho Eanes (18%). Otelo Saraiva de Carvalho foi a escolha de 12% das pessoas que responderam à sondagem.
Mário Soares é a personalidade política mais importante do 25 de Abril para 33% dos inquiridos. Francisco Sá Carneiro aparece de seguida com 27%, com larga margem para Álvaro Cunhal (10%).
Marcelo e Costa são as “personalidades” dos anos recentes
Entre os cinco nomes colocados no inquérito, Marcelo Rebelo de Sousa é a “personalidade política dos anos mais recentes” da democracia portuguesa, com 19% das respostas dos inquiridos. A curta distância do Presidente da República aparece o ex-primeiro-ministro, António Costa, com 16%.
O antigo Presidente da República e antigo primeiro-ministro Cavaco Silva é a personalidade escolhida para 14% dos inquiridos, pouco acima de duas figuras socialistas: António Guterres (13%) e de Jorge Sampaio (12%).
Inquiridos insatisfeitos com habitação e justiça
As eleições livres e justas, bem como a liberdade de expressão, são os “direitos e liberdades conquistados com o 25 de Abril” destacados pelos inquiridos. Também a liberdade de imprensa é considerada “muito importante” para a maioria das pessoas que responderam à sondagem.
Da saúde à educação, entre os direitos sociais consagrados na Constituição, os inquiridos mostram-se insatisfeitos com todos os parâmetros (saúde, habitação, segurança social, trabalho, ambiente, justiça, educação).
A insatisfação é mais saliente quanto à habitação, com 31% dos inquiridos a mostrarem-se “muito insatisfeitos”, com especial relevância na faixa etária dos 18 aos 35 anos, os mais jovens.
Também a justiça leva nota amplamente negativa: 42% dos inquiridos dizem-se “insatisfeitos”, com 22% “muito insatisfeitos”.
Ficha técnica
Sondagem de opinião realizada pela Aximage para TSF- JN-DN sobre temas de atualidade nacional política. Universo: indivíduos maiores de 18 anos residentes em Portugal. Amostragem por quotas, obtida a partir de uma matriz cruzando sexo, idade e região. A amostra teve 805 entrevistas efetivas: o trabalho de campo decorreu entre 12 e 16 de abril de 2024. Com Taxa de resposta de 78,15%.
O erro máximo de amostragem deste estudo, para um intervalo de confiança de 95%, é de +/- 3,4%. Responsabilidade do estudo é da Aximage, sob a direção técnica de Ana Carla Basílio.