Sondagem Autárquicas: CDU em risco, Maria das Dores Meira leva vantagem em Setúbal, embora haja empate técnico com PS e Chega
A antiga autarca, que já foi do PCP, regressa a Setúbal e, de acordo com a sondagem da Pitagórica para TSF, JN, TVI-CNN Portugal, surge como favorita para reconquistar a câmara: 40% dos eleitores da CDU consideram que é quem está “melhor preparada.” PS está em segundo, mas também em empate técnico com o Chega
Corpo do artigo
A gestão da CDU em Setúbal revela algum desgaste na sondagem da Pitagórica, com 40% dos inquiridos a considerem que “está pior”, contra os 36% que aprovam o desempenho. Para 24%, Setúbal está “na mesma”. Na avaliação global, embora a maioria até dê nota positiva, como os valores são baixos, a média acaba por ser abaixo da linha de água: um 8,9 em 20. E o atual autarca e recandidato da CDU André Martins está apenas em quarto lugar das intenções de voto, com 15%.
Talvez por isso, Maria das Dores Meira, que esteve quinze anos à frente da autarquia, agora regresse como favorita para as eleições de 12 de outubro. Com distribuição de indecisos, Maria das Dores Meira recolhe 30,1% de intenções de voto. São 7,6 pontos de vantagem sobre Fernando José, o candidato do PS que regista 22,5%. Logo colado surge António Cachaço, do Chega, com 21,6%.
Apesar de se registar um empate técnico, com os resultados mais baixos da candidata independente apoiada por PSD e CDS a tocarem nos valores mais altos do PS e do Chega, Maria das Dores Meira é apontada como a provável vencedora por 45,2% dos inquiridos, é considerada a “mais bem preparada” (incluindo por 40% dos eleitores da CDU) e aquela que traz “melhores propostas” para a campanha.
A vantagem é obtida, sobretudo, através do voto masculino e jovem.
Dentro do empate técnico que é mais visível entre PS e Chega, o socialista Fernando José está em vantagem sobre António Cachaço, que regista a maior taxa de afastamento por parte do eleitorado.
Ficha Técnica
Sondagem realizada pela Pitagórica para a TSF, JN e TVI, CNN Portugal, com o objetivo de avaliar a opinião dos eleitores recenseados no concelho de Setúbal sobre temas relacionados com o município. O trabalho de campo decorreu entre os dias 9 e 14 de setembro de 2025. A amostra foi recolhida de forma aleatória e foi devidamente estratificada por género, idade e freguesia. Foram realizadas 996 tentativas de contacto, para alcançar 500 entrevistas efetivas, pelo que a taxa de resposta foi de 50,20%. As 500 entrevistas telefónicas recolhidas correspondem a uma margem de erro máxima de +/- 4,47% para um nível de confiança de 95,5%. A direção técnica do estudo é da responsabilidade de Rita Marques da Silva. A ficha técnica completa, bem como todos os resultados, foram depositados junto da ERC - Entidade Reguladora da Comunicação Social que os disponibilizará para consulta online.