A sondagem da Pitagórica para TSF-JN-TVI e CNN Portugal regista que André Ventura, Mariana Mortágua e Pedro Nuno Santos são os rostos da oposição que mais sofreram impacto negativo no último mês. Mas os respetivos eleitores (que são quem decide) defendem que devem continuar na liderança
Corpo do artigo
A nota mais negativa da sondagem segue para André Ventura e Mariana Mortágua, quando se contabiliza o total das respostas, mas junto dos votantes de cada partido, a ideia é deixá-los liderar.
Questionados sobre o impacto que tem, na avaliação dos líderes da oposição, aquilo que ouviram, leram ou viram no último mês, os inquiridos são mais críticos da atuação de André Ventura. Um total de 42% avalia negativamente a prestação do líder do Chega. 29% dizem que piorou, outros 13% acrescentam que piorou muito.
Os críticos de Mariana Mortágua dividem-se entre os 30% que consideram que piorou e os 7% que pensam que piorou muito. Já Pedro Nuno Santos reúne um total de 36% de avaliações negativas.
As críticas à coordenadora do Bloco chegam sobretudo de Lisboa, homens e jovens.
Já no caso de André Ventura são as mulheres, no Norte e em Lisboa quem mais reprova o desempenho do líder do Chega. Pedro Nuno Santos tem os mais críticos entre os homens e os eleitores do Norte.
Questionados sobre quem deve permanecer ou sair da liderança dos vários partidos da oposição, os eleitores dos vários partidos da oposição sinalizam que as lideranças são para manter, embora as respostas globais dos inquiridos apontem para o desejo de mudança para a liderança do Chega e da CDU.
Pedro Nuno Santos empata entre quem defende que deveria sair da liderança (47%) do PS e quem defende que deve continuar (47%), 6% não sabem ou não respondem.
André Ventura que habitualmente regista níveis elevados de rejeição nas sondagens, tem um saldo negativo de 4 pontos, entre quem o quer ver substituído à frente do Chega e quem o quer ver líder.
Paulo Raimundo está em terreno negativo (2pp) entre quem defende que deveria sair do cargo de secretário-geral do PCP ou não.
Nesta questão, Rui Tavares é aquele que melhor resultado obtém com um saldo positivo de 51% a favor da sua permanência como rosto do Livre. Seguem-se Rui Rocha, da Iniciativa Liberal, com 35 pontos e Inês Sousa Real, do PAN, com 26. Mais abaixo, com 8 pontos, está Mariana Mortágua.
Ficha Técnica
A sondagem foi realizada pela Pitagórica para a TSF -JN e TVI, CNN Portugal, com o objetivo de avaliar a opinião dos portugueses sobre temas relacionados com a avaliação política. O trabalho de campo decorreu entre os dias 21 e 26 de janeiro .Foram realizadas 612 tentativas de contacto, para alcançarmos 400 entrevistas efetivas, pelo que a taxa de resposta foi de 65,36%. As 400 entrevistas telefónicas recolhidas correspondem a uma margem de erro máxima de +/- 5,0% para um nível de confiança de 95,5%. A direção técnica do estudo é da responsabilidade de Rita Marques da Silva. A ficha técnica completa, bem como todos os resultados, foram depositados junto da ERC - Entidade Reguladora da Comunicação Social que os disponibilizará para consulta online.