Sondagem diária: AD cai mais do que o PS e empatam nos mais velhos. Chega cresce
Na sondagem da Pitagórica para TSF/JN/TVI/CNN Portugal, AD e PS estão separados por sete pontos percentuais. A coligação cai há uma semana e Luís Montenegro está em terreno negativo na avaliação, mas a AD continua a ser apontada como a provável vencedora das eleições
Corpo do artigo
No momento em que se fala de um eventual entendimento entre AD e IL, as duas forças juntas não atingem os 39% de intenções de voto.
A coligação PSD/CDS voltou a cair, como tem acontecido ao longo da última semana, desta vez regista um novo valor mais baixo com 32% (desceu 1,1pp). Na avaliação, Luís Montenegro mantém-se com sete pontos negativos.
O Partido Socialista continua sem aproveitar a queda da AD porque também cai (0,6 décimas) para os 25,1%.
Quem recupera é o Chega que sobe dois pontos percentuais e com 18% de intenções de voto ronda o valor que obteve há um ano e que lhe permitiu eleger 50 deputados. O Chega reforça junto do voto masculino e entra na classe média e na mais baixa. Mesmo a avaliação de André Ventura que permanece em terreno muito negativo, subiu, nesta semana, cerca de 8 pontos.
A Iniciativa Liberal tem 6,9% (sobe 0,1 décima) e Rui Rocha mantém-se como o segundo líder com melhor avaliação, só ultrapassado por Rui Tavares do Livre.
O partido da papoila desce 0,4 décimas para os 4,5%, afastando-se do objetivo de alcançar os liberais.
A CDU sobe ligeiramente para os 3,3% e Paulo Raimundo está com saldo nulo entre notas positivas e negativas. O Bloco de Esquerda baixa 0,4 décimas para os 2,4% e o PAN volta a subir para os 1,8% (são mais 0,3 décimas).
Em detalhe, e depois dos apelos aos pensionistas, AD e PS estão empatados nas intenções de voto junto dos mais velhos. A coligação baixou junto dos homens, mais velhos, a Norte e na classe mais alta e na mais baixa. O PS recuperou junto dos mais velhos, mas baixou no voto masculino, no Sul e junto dos mais pobres. 73% dos inquiridos consideram que será a AD a vencer as eleições a 18 de maio.
Ficha Técnica:
Durante 4 dias (8 a 11 de maio) foram recolhidas diariamente pela Pitagórica para a TSF/JN/TVI, CNN Portugal, um mínimo de 202 a 203 entrevistas (dependendo dos acertos das quotas amostrais) de forma a garantir uma sub-amostra diária representativa do universo eleitoral português (não probabilístico). Foram tidos como critérios amostrais o Género, 3 cortes etários e 20 cortes geográficos (Distritos + Madeira e Açores) . O resultado do apuramento dos 4 últimos dias de trabalho de campo, resultou numa amostra de 810 entrevistas que para um grau de confiança de 95,5% corresponde a uma margem de erro máxima de ±3,51. O estudo tem como objetivo avaliar a opinião dos eleitores portugueses, sobre temas relacionados com as eleições. Foram realizadas 1565 tentativas de contacto, para alcançarmos 810 entrevistas efetivas, pelo que a taxa de resposta foi de 51,69%. A ficha técnica completa, bem como todos os resultados, foram depositados junto da ERC - Entidade Reguladora da Comunicação Social que os disponibilizará para consulta online.