Sondagem diária: AD desce, PS sobe, quase oito pontos de distância entre os dois
Na sondagem da Pitagórica para TSF/JN/TVI/CNN Portugal, a AD desce para o segundo pior resultado da semana, enquanto o PS recupera
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Na sondagem da Pitagórica para TSF/JN/TVI/CNN Portugal, a AD desce para o segundo pior resultado da semana, enquanto o PS recupera para os 26,3%. Na avaliação dos líderes, Pedro Nuno Santos também melhora e Luis Montenegro desce. Rui Rocha, Rui Tavares e Paulo Raimundo são aqueles que registam a melhor nota.
São cerca de oito pontos que separam AD e PS, mas a tendência mudou de ontem para hoje. Agora é a coligação a descer para os 34,5%, enquanto o PS recupera para os 26,3%.
Esta tendência acontece também na avaliação de Montenegro que volta a descer, enquanto Pedro Nuno Santos, embora ainda também com saldo negativo, ganha três pontos.
Na análise mais detalhada, nota-se que a coligação PSD/CDS leva 9 pontos de vantagem junto do segmento acima de 55 anos, numa fase da campanha que tem estado centrada nos reformados e pensionistas. O PS tem vantagem no Centro, a AD vence a Norte.
O Chega, em terceiro, desce 0,7 décimas para os 16%, mas tem a liderança do segmento dos mais jovens. Em quarto, a Iniciativa Liberal também desce meio ponto para os 6,3%. Rui Rocha é ainda o líder com melhor avaliação, mas é seguido de perto por Rui Tavares.
O Livre mantém a tendência de subida que regista desde o início da semana e tem 3,9% A CDU recolhe 3,1% de intenções de voto, uma ligeira quebra, mas vê Paulo Raimundo, pelo segundo dia consecutivo, entre os três líderes com melhor nota. O Bloco de Esquerda regista a maior subida, são 0,7 décimas para os 2,8%. O PAN também cresce para os 0,7%. Os indecisos voltam a cair. São agora 17,3%.
Ficha Técnica
Durante 4 dias (4 a 7 de maio) foram recolhidas diariamente pela Pitagórica para a TVI, CNN Portugal, TSF e JN um mínimo de 202 a 203 entrevistas (dependendo dos acertos das quotas amostrais) de forma a garantir uma sub-amostra diária representativa do universo eleitoral português (não probabilístico). Foram tidos como critérios amostrais o Género, 3 cortes etários e 20 cortes geográficos (Distritos + Madeira e Açores) . O resultado do apuramento dos 4 últimos dias de trabalho de campo, resultou numa amostra de 810 entrevistas que para um grau de confiança de 95,5% corresponde a uma margem de erro máxima de ±3,51.
A seleção dos entrevistados foi realizada através de geração aleatória de números de “telemóvel” mantendo a proporção dos 3 principais operadores móveis. Sempre que necessário foram selecionados aleatoriamente números fixos para apoiar o cumprimento do plano amostral. As entrevistas são recolhidas através de entrevista telefónica (CATI - Computer Assisted Telephone Interviewing).
O estudo tem como objetivo avaliar a opinião dos eleitores portugueses, sobre temas relacionados com as eleições, nomeadamente os principais protagonistas, os momentos da campanha bem como a intenção de voto dos vários partidos. Foram realizadas 1547 tentativas de contacto, para alcançarmos 810 entrevistas efetivas, pelo que a taxa de resposta foi de 52,36%.
A ficha técnica completa, bem como todos os resultados, foram depositados junto da ERC - Entidade Reguladora da Comunicação Social que os disponibilizará para consulta online.