Na sondagem da Pitagórica para TSF/JN/TVI/CNN Portugal, a coligação PSD/CDS aumenta a distância para o PS que arrisca o pior resultado em décadas. Livre e IL outra vez mais próximos
Corpo do artigo
São mais de oito pontos de diferença entre AD e PS, com a coligação PSD/CDS a recuperar cerca de 1 ponto percentual para os 33,1% e os socialistas a descerem mais um degrau nas intenções de voto.
O que conta são os resultados no próximo domingo, mas a tendência do PS nestas sondagens diárias deixa antever que o partido pode estar em risco de obter o pior resultado desde os anos 90 do século passado. Hoje regista 24,6% perdendo terreno junto dos mais velhos, onde a AD recupera vantagem.
O Chega desliza 0,2 décimas para os 17,8%. Os liberais quebram um pouco mais (0,6 décimas) para os 6,3%.
No lado de quem sobe, o Livre está a 1 ponto da IL, com 5,3%, uma subida de 0,8 décimas. Nesta sondagem, a CDU desce e o Bloco de Esquerda sobe 0,8 décimas, o que resulta num empate nos 3,2% para as duas forças. Finalmente, o PAN, depois da subida dos últimos dias, cai para 1,1% de intenções de voto.
Ficha Técnica:
Durante 4 dias (9 a 12 de maio) foram recolhidas diariamente pela Pitagórica para a TSF/JN/TVI, CNN Portugal, um mínimo de 202 a 203 entrevistas (dependendo dos acertos das quotas amostrais) de forma a garantir uma sub-amostra diária representativa do universo eleitoral português (não probabilístico). Foram tidos como critérios amostrais o Género, 3 cortes etários e 20 cortes geográficos (Distritos + Madeira e Açores) . O resultado do apuramento dos 4 últimos dias de trabalho de campo, resultou numa amostra de 810 entrevistas que para um grau de confiança de 95,5% corresponde a uma margem de erro máxima de ±3,51. O estudo tem como objetivo avaliar a opinião dos eleitores portugueses, sobre temas relacionados com as eleições. Foram realizadas 1565 tentativas de contacto, para alcançarmos 810 entrevistas efetivas, pelo que a taxa de resposta foi de 51,69%. A ficha técnica completa, bem como todos os resultados, foram depositados junto da ERC - Entidade Reguladora da Comunicação Social que os disponibilizará para consulta online.