Sondagem diária. Seguro com vantagem ainda dentro do empate com Ventura e Cotrim e favorito para vitória numa segunda volta

Créditos: Marcos Borga/Lusa
Na última sondagem diária da Pitagórica para TSF/JN, TVI/CNN Portugal, António José Seguro reforça as intenções de voto ainda dentro do empate técnico com André Ventura e Cotrim de Figueiredo. Eleitorado da AD dividido.
O empate persiste até ao fim, agora entre Seguro, Ventura e Cotrim, mas é António José Seguro quem surge com vantagem reforçada, em relação a ontem, regista 25,1% de intenções de voto, lidera no voto feminino e dos mais velhos e é apontado como provável vencedor da primeira volta na dinâmica de vitória.
André Ventura e João Cotrim de Figueiredo surgem logo a seguir. Ventura estabilizou nos 23% e lidera o voto masculino e das classes mais baixas. Cotrim volta a subir, está com 22,3% e ganha junto dos mais jovens e das classes mais altas.
Fora do pelotão, de acordo com esta sondagem, estão Henrique Gouveia e Melo que desce para os 11,6% e está ao lado de Luís Marques Mendes com 11,5%, um novo mínimo neste estudo.
No fim da tabela, António Filipe tem 2,4%, Catarina Martins recebe 2,2% , Jorge Pinto está com 1,2% e Manuel João Vieira tem 0,6%.
Nos cenários para uma eventual segunda volta, Seguro é indicado como favorito, quebrando o empate de ontem com Cotrim e, por isso, vencendo todos os adversários. Já André Ventura surge em desvantagem em todos os confrontos.
Nesta sondagem, o eleitorado do Chega é aquele que surge mais fixo em André Ventura (80%), já entre os votantes no PS, mais de metade escolhe Seguro e os eleitores na AD apresentam-se mais divididos: cerca de 27% votam em Marques Mendes, outros 24% escolhem Cotrim, s 14% escolhem Gouveia e Melo e outros 14% apostam em Seguro.
Na reta final da campanha, o número de indecisos é o mais baixo desta série de sondagens diárias e é entre os eleitores da AD e do PS que estão aqueles que ainda têm dúvidas.
FICHA TÉCNICA
Desta vez a sub amostra diária recolhida ontem foi de 500 entrevistas. No total, hoje, são 1200 entrevistas realizadas, entre 13 e 15 de janeiro, pela Pitagórica para TSF/JN, TVI/CNN Portugal . A amostra representa o universo eleitoral português tendo por base os critérios de género, idade e região e para um grau de confiança de 95,5% corresponde a uma margem de erro máxima de ± 2,89%. A seleção dos entrevistados foi realizada através da geração aleatória de números de telemóvel mantendo a proporção dos três principais operadores e a taxa de resposta foi de 48,80%. O estudo tem como objetivo avaliar a opinião dos portugueses sobre as presidenciais. A direção técnica do estudo é da responsabilidade de Rita Marques da Silva.