Sondagem Faro: Empate entre PS e Coligação PSD/CDS/IL/PAN/MPT. Chega reforça, mas abaixo das legislativas
Na sondagem da Pitagórica para TSF/JN/TVI-CNN Portugal, António Miguel Pina leva apenas 1ponto de vantagem sobre Cristóvão Norte que lidera a coligação. No entanto, o socialista é mais apontado como aquele que vai ganhar as autárquicas em Faro. Pedro Pinto do Chega ronda os 20%
Corpo do artigo
Vai ser mais um dos concelhos com incerteza até à contagem dos votos já que, em Faro, estão empatados o socialista António Miguel Pina que transita de Olhão e o deputado do PSD e presidente da Assembleia Municipal de Faro Cristóvão Norte líder da coligação que junta aos social-democratas, o CDS, a Iniciativa Liberal, o PAN e o MPT. Pina tem 31,6% de intenções de voto, um ponto acima dos 30,6% de Cristóvão Norte. Como a margem de erro desta sondagem é de cerca de 4,44%, o resultado é um empate técnico.
No entanto, o socialista leva vantagem quando se pergunta quem vai ganhar as eleições. São 31% aqueles que nomeiam António Miguel Pina, contra os 23,8% que referem Cristóvão Norte.
O mesmo acontece com a avaliação que os inquiridos fazem das propostas e da preparação para o cargo, com Pina a superar a classificação de Norte.
No pódio está também Pedro Pinto, líder parlamentar do Chega, que regista 20,9% de intenções de voto, valor acima dos 5,13% que o partido obteve em 2021.
Analisando a transferência de voto, o Chega retém metade dos votantes das legislativas, mas fica abaixo dos 33,9% que então obteve. O Algarve é uma das apostas fortes do partido de André Ventura para estas autárquicas.
A CDU representada por Duarte Baltazar regista 7,8% de intenções de voto, seguida por Adriana Marques Silva do Livre com 2,1%.
Gestão de Faro passa à risca
Três em cada dez inquiridos reprovam o desempenho da Câmara Municipal de Faro que teve nos últimos anos gestão PSD/CDS/MPT/PPM, mas na avaliação geral recebe um 10,5 (em 20), com 36% a considerarem que o concelho melhorou e 24% a responderem que piorou.
O apoio a idosos e pessoas vulneráveis (76%(, a manutenção de ruas e limpeza urbana (69%), a segurança (64%) e os transportes, trânsito e estacionamento (63%) são as grandes prioridades definidas pelos inquiridos desta sondagem.
A imigração é considerada positiva por mais de metade dos inquiridos (54%), já 64% consideram que a corrupção é um “problema sério no concelho.”
No retrato dos inquiridos , a maioria assume-se “católica” (60%), não faz desporto com regularidade e, em termos de amor clubístico, 31% torcem pelo Benfica, 21% pelo Farense e 16% pelo Sporting.
Ficha Técnica
Sondagem realizada pela Pitagórica para a TSF, JN e TVI, CNN Portugal, ECO e Nascer do Sol com o objetivo de avaliar a opinião dos eleitores recenseados no concelho de Faro sobre temas relacionados com as eleições autárquicas de 2025. O trabalho de campo decorreu entre os dias 25 e 30 de setembro de 2025. A amostra foi recolhida de forma aleatória e foi devidamente estratificada por género, idade e freguesia. Foram realizadas 983 tentativas de contacto, para alcançar 504 entrevistas efetivas, pelo que a taxa de resposta foi de 51,27%. As 504 entrevistas presenciais recolhidas correspondem a uma margem de erro máxima de +/- 4,44% para um nível de confiança de 95,5%. A distribuição de indecisos é feita de forma proporcional.
A direção técnica do estudo é da responsabilidade de Rita Marques da Silva. A ficha técnica completa, bem como todos os resultados, foram depositados junto da ERC - Entidade Reguladora da Comunicação Social que os disponibilizará para consulta online.