A sondagem da Aximage para a TSF-JN-DN mostra um equilíbrio entre André Ventura, Luís Montenegro e Pedro Nuno Santos no desempenho nos debates, embora com uma ligeira vantagem para o presidente do Chega.
Corpo do artigo
Os portugueses têm assistido de forma massiva aos debates televisivos, na antecâmara das eleições legislativas, e notam um equilíbrio no desempenho dos líderes das três principais forças políticas (com ligeira vantagem para André Ventura).
A sondagem da Aximage para a TSF-JN-DN mostra que 65% dos inquiridos têm assistido aos debates, numa altura em que já decorreram grande parte dos frente a frente. Apenas 35% admitem que não têm “assistido aos debates televisivos entre os vários líderes partidários”.
Os jovens são os mais atentos aos debates televisivos: na faixa etária dos 18 aos 34 anos, 70% assiste aos frente a frente. Também 66% das pessoas com mais de 65 anos garantem assistir aos debates.
Desempenho equilibrado (com vantagem para Ventura)
Questionados sobre o desempenho dos líderes partidários, existe um equilíbrio entre André Ventura, Luís Montenegro e Pedro Nuno Santos, embora com uma ligeira vantagem para o presidente do Chega.
Ora, 20% dos inquiridos elegem André Ventura como o “líder com melhor desempenho”, seguido de Luís Montenegro (19%). Pedro Nuno Santos está no terceiro lugar com 17%, a três pontos percentuais de André Ventura e a dois de Luís Montenegro.
A seguir aparece Rui Rocha, da Iniciativa Liberal, com uma desvantagem de sete pontos percentuais para Pedro Nuno Santos. Mariana Mortágua, do Bloco de Esquerda, leva nota máxima para 9% dos inquiridos, seguida por Rui Tavares (Livre), com 7%, e por Inês Sousa Real (PAN), com 4%.
O também estreante Paulo Raimundo (só André Ventura, Inês Sousa Real e Rui Tavares já lideravam os respetivos partidos em 2022) é o menos destacado pelos inquiridos. O líder do PCP conta com apenas 2%. Há ainda 12% das pessoas que reponderam ao inquérito que “não sabem ou não respondem”.
Jovens destacam Ventura. Mais velhos optam por Pedro Nuno
O desempenho de André Ventura nos debates televisivos tem enchido as medidas a 31% dos inquiridos mais jovens. O líder do Chega é o mais destacado na faixa etária dos 18 aos 34 anos, seguido por Luís Montenegro (16%). Ventura leva também vantagem na faixa etária entre os 35 e os 49 anos.
Pedro Nuno Santos conta com apenas 10% das respostas do eleitorado mais jovem e é ultrapassado pelo presidente da Iniciativa Liberal, Rui Rocha, que arrecada 14%.
O plano inverte-se se olharmos apenas para os inquiridos mais velhos, com mais de 65 anos, que destacam o desempenho de Pedro Nuno Santos (24%). Logo a seguir aparece Luís Montenegro, com 22%, e André Ventura é o terceiro, mas a larga distância (11%).
Ficha técnica
Sondagem de opinião realizada pela Aximage para TSF/JN/DN. Universo: Indivíduos maiores de 18 anos residentes em Portugal. Amostragem por quotas, obtida a partir de uma matriz cruzando sexo, idade e região. A amostra teve 805 entrevistas efetivas: 674 entrevistas online e 131 entrevistas telefónicas; 393 homens e 412 mulheres; 174 entre os 18 e os 34 anos, 211 entre os 35 e os 49 anos, 201 entre os 50 e os 64 anos e 219 para os 65 e mais anos; Norte 270, Centro 182, Sul e Ilhas 115, A. M. Lisboa 238.
Técnica: aplicação online (CAWI) de um questionário estruturado a um painel de indivíduos que preenchem as quotas pré-determinadas para pessoas com 18 ou mais anos; entrevistas telefónicas (CATI) do mesmo questionário ao subuniverso utilizado pela Aximage, com preenchimento das mesmas quotas para os indivíduos com 50 e mais anos e outros. O trabalho de campo decorreu entre 8 e 13 de fevereiro de 2024. Taxa de resposta: 76,61%. O erro máximo de amostragem deste estudo, para um intervalo de confiança de 95%, é de +/- 3,5%. Responsabilidade do estudo: Aximage, sob a direção técnica de Ana Carla Basílio.