Sondagem: Montenegro e Governo em alta, Pedro Nuno Santos ultrapassa Ventura como líder da oposição
Na sondagem da Aximage para TSF-JN-DN, o primeiro-ministro tem quase 60% de avaliação positiva. Pelo contrário, a ministra da Saúde é reprovada por quase metade dos inquiridos. Rangel e Fernando Alexandre são os ministros com melhor nota, Miranda Sarmento aquele que mais sobe
Corpo do artigo
Numa sondagem em que o primeiro-ministro surge em estado de graça com quase 60% de avaliações positivas, contra 30% de notas negativas, regista-se a novidade de Pedro Nuno Santos ultrapassar, por dois pontos, André Ventura como líder da oposição.
O presidente do Chega tem sido apontado em sucessivos estudos como a principal figura da oposição, suplantando primeiro Rui Rio, depois Luís Montenegro e até (na última sondagem) Pedro Nuno Santos, mas este mês, o secretário-geral do PS ultrapassa André Ventura. Quando são questionados sobre quem lidera a oposição, 39% referem Pedro Nuno, 37% citam Ventura.
Analisando os dados, constata-se que são as mulheres, os mais velhos e os eleitores da AD (diferença de 10pp), PS e da esquerda que contribuem para a subida de Pedro Nuno Santos, como líder da oposição. Ventura vence a Norte, Centro e na Área Metropolitana de Lisboa, junto do voto masculino e dos jovens.
A avaliação do desempenho da oposição está na linha de água com 44% de notas positivas e outros 44% de negativas.
Dos sete ministros avaliados Ana Paula Martins, na pasta da Saúde regista a pior nota (48% reprovam, contra os 36% que avaliam positivamente). Também em terreno negativo está o ministro da Defesa Nuno Melo. Pelo contrário, no topo da tabela Paulo Rangel nos Negócios Estrangeiros (52%) e Fernando Alexandre (50%) na Educação continuam com melhor nota e até sobem na avaliação.
A seguir regista-se a subida de Joaquim Miranda Sarmento, ministro de Estado e das Finanças que galga vários degraus e está agora em terreno positivo. O mesmo acontece com a ministra da Administração Interna (que chegou a acordo com as forças de segurança) e Miguel Pinto Luz o responsável pelas Infraestruturas e Habitação.
O Governo ainda é recente, talvez por isso, mais de 20% dos inquiridos optem pelo “Não Sabe/Não responde” na hora de avaliar os ministros.
Ficha técnica
A sondagem foi realizada pela Aximage para a TSF, JN e DN com o objetivo de avaliar a opinião dos portugueses sobre questões relacionados com temas políticos.
O trabalho de campo decorreu entre os 3 e 8 de julho. Foram recolhidas 801 entrevistas entre maiores de dezoito anos residentes em Portugal.
Foi feita uma amostragem por quotas, com sexo, idade e região, a partir do universo conhecido, reequilibrada por sexo e escolaridade.
À amostra de entrevistas, corresponde um grau de confiança de 95% com uma margem de erro de 3,5%.
A responsabilidade do estudo é da Aximage Comunicação e Imagem Lda., sob a direção técnica de Ana Carla Basílio.