Sondagem: Pedro Nuno perde para Montenegro (no Governo) e para Ventura (na oposição)
A sondagem da Aximage para TSF-JN-DN mostra o Governo com nota positiva, em especial nos casos do primeiro-ministro, ministro da Educação e ministro dos Negócios Estrangeiros. O presidente do Chega é visto como líder da oposição
Corpo do artigo
A legislatura ainda vai no adro e os resultados da sondagem da Aximage para TSF-JN-DN refletem um quadro favorável para o Governo e para a oposição, embora sejam claros na confiança depositada em Luís Montenegro para desempenhar o cargo de primeiro-ministro.
Questionados sobre em quem confiam mais para essa tarefa, 40% escolhem Montenegro e apenas 28% referem Pedro Nuno Santos. O atual chefe do Governo vence em todos os segmentos.
Esta escolha tem reflexo na avaliação positiva do desempenho do primeiro-ministro, nos últimos trinta dias. 54% dão nota favorável, 34% reprovam o desempenho, 12% não sabem ou não respondem. O eleitorado socialista surge dividido: cerca de metade dá nota negativa a Montenegro, mas à volta de 40% aprovam.
Pedro Nuno Santos, que já assumiu que quer liderar a oposição, tem ainda de convencer os inquiridos desta sondagem que colocam André Ventura (43%) como a principal figura da oposição, contra os 36% que citam o líder do PS. O presidente do Chega só perde para Pedro Nuno entre os mais velhos (onde o secretário-geral socialista leva 10pp de vantagem) e junto das classes mais favorecidas.
Neste ponto, sublinhe-se que um terço dos eleitores do PS referem Ventura como líder da oposição e, que entre os liberais, o líder do Chega é mais citado do que Rui Rocha.
A oposição em geral também tem saldo positivo nesta sondagem, entre os 46% de aprovações e 41% de notas negativas.
Dos sete ministros avaliados, Fernando Alexandre (47%) na Educação e Paulo Rangel (46%) nos Negócios Estrangeiros são aqueles que têm melhores notas.
Em terceiro, está Miguel Pinto Luz, o ministro com a pasta das Infraestruturas e do novo aeroporto de Lisboa, acima da linha de água.
Margarida Blasco, ministra da Administração Interna em processo de negociações com as forças de segurança, regista um empate entre avaliações positivas e negativas, mas um terço dos inquiridos não sabe ou não responde.
Seguem-se os ministros em terreno negativo: Ana Paula Martins, na Saúde (embora esta sondagem tenha sido realizada ainda antes do anúncio do plano de emergência para a Saúde), Joaquim Miranda Sarmento, ministro de Estado e das Finanças, e Nuno Melo, ministro da Defesa.
Ficha técnica
A sondagem foi realizada pela Aximage para a TSF, JN e DN com o objetivo de avaliar a opinião dos portugueses sobre questões relacionados com temas políticos.
O trabalho de campo decorreu entre os dias 17 e 22 de maio. Foram recolhidas 801 entrevistas entre maiores de dezoito anos residentes em Portugal.
Foi feita uma amostragem por quotas, com sexo, idade e região, a partir do universo conhecido, reequilibrada por sexo e escolaridade.
À amostra de entrevistas, corresponde um grau de confiança de 95% com uma margem de erro de 3,5%.
A responsabilidade do estudo é da Aximage Comunicação e Imagem Lda., sob a direção técnica de Ana Carla Basílio.