Sondagem: Pedro Nuno Santos mais "forte e decidido", Montenegro mais "simpático"
A sondagem da Aximage para a TSF-JN-DN mostra que 47% dos inquiridos têm dúvidas qaunto ao cumprimento das promessas eleitorais.
Corpo do artigo
Em 13 parâmetros, Pedro Nuno Santos leva vantagem em sete. O secretário-geral socialista é mais “forte e decidido” do que Luís Montenegro e também é mais “inteligente”. Luís Montenegro é mais “honesto e confiável” para as pessoas que responderam à sondagem da Aximage para a TSF-JN-DN. Há ainda 47% dos inquiridos que têm dúvidas no cumprimento das promessas eleitorais.
Na comparação entre Pedro Nuno Santos e Luís Montenegro, os mais fortes candidatos ao lugar de António Costa, 41% das pessoas que responderam à sondagem entendem que o socialista “é um líder forte e decidido”. O valor baixa onze pontos percentuais nas respostas para Luís Montenegro (30%).
Pedro Nuno Santos partilha “os mesmos valores” que 36% dos inquiridos, contra 29% de Luís Montenegro. O socialista também fica à frente na “preocupação com as necessidades das pessoas” (35%), ligeiramente acima do social-democrata (34%).
Para 40% dos inquiridos, Pedro Nuno Santos é o mais “inteligente”, um valor dez pontos percentuais acima das pessoas que escolhem Luís Montenegro (30%), que empata com a opção “não sabe ou não responde”. O socialista também se “expressa com mais clareza” para 40% dos inquiridos, contra os 36% de Montenegro.
A simpatia de Montenegro e a gestão do Governo
Embora com uma vantagem reduzida, Luís Montenegro fica à frente de Pedro Nuno Santos na “capacidade de gerir o Governo de forma eficaz”. O social-democrata arrecada 34% das respostas, um valor ligeiramente acima ao de Pedro Nuno (33%). Ora, também 33% dos inquiridos “não sabe ou não responde”.
Quanto ao “conhecimento dos problemas que os portugueses enfrentam”. Montenegro é a escolha de 36% das pessoas que responderam à sondagem, dois pontos percentuais acima de Pedro Nuno Santos (34%).
Luís Montenegro é também o mais “simpático” para 35%, vencendo o socialista por apenas um ponto percentual. Os que “não sabem ou não respondem” refletem-se em 31%.
Plano para resolver os problemas?
Os inquiridos mostram ceticismo quanto ao plano dos dois candidatos para a resolução dos problemas. Há um empate entre Pedro Nuno Santos e Luís Montenegro, de 34%, um valor ligeiramente superior aos que “não sabem ou não respondem” (32%).
Nesta questão, “plano claro para resolver os problemas”, os eleitores do PSD acreditam mais no seu líder do que os socialistas, tendo em conta a votação de 2022. Montenegro recolhe 65% das preferências dos eleitores sociais-democratas, enquanto Pedro Nuno Santos fica-se pelos 52% das intenções socialistas.
Nem Pedro Nuno, nem Montenegro
Há três parâmetros em que os inquiridos se afastam de cada um dos candidatos, optando pela resposta “não sabe ou não responde”. Para a “honestidade e confiança”, a opção de 41% das pessoas que responderam à sondagem não recaiu em Pedro Nuno Santos nem em Luís Montenegro. O líder do PSD é “honesto e confiante” para 32% dos inquiridos e o valor desce para 27% para o secretário-geral do PS.
Também 47% dos inquiridos “não sabem ou não respondem” se Luís Montenegro ou Pedro Nuno Santos vão “cumprir as suas promessas de campanha”, com ligeira vantagem para o social-democrata (27% contra 26% do socialista).
Quando a pergunta foi sobre a “admiração” pelos mais fortes candidatos a primeiro-ministro, 49% “não sabe ou não responde”. A escolha recai em Pedro Nuno Santos para 27% dos inquiridos contra 24% de Luís Montenegro.
Mais velhos veem valias em Pedro Nuno. Jovens com Montenegro
Pedro Nuno Santos recebe as preferências do eleitorado mais velho, a partir dos 35 anos, enquanto os mais jovens reconhecem mais-valias em Luís Montenegro. É o caso do parâmetro “líder forte e decidido”, com vantagem para Pedro Nuno Santos nos inquiridos com mais de 35 anos, e os mais jovens (faixa etária dos 18 aos 34 anos) dão vantagem a Luís Montenegro com 41%.
O mesmo fica patente no parâmetro “preocupa-se com as necessidades de pessoas como eu”. Pedro Nuno Santos leva uma ligeira vantagem nos resultados globais, que se acentuam no eleitorado mais velho. O valor desce nos mais jovens, com vantagem de 22 pontos percentuais para Luís Montenegro.
Ficha técnica
Sondagem de opinião realizada pela Aximage para TSF/JN/DN. Universo: Indivíduos maiores de 18 anos residentes em Portugal. Amostragem por quotas, obtida a partir de uma matriz cruzando sexo, idade e região. A amostra teve 805 entrevistas efetivas: 674 entrevistas online e 131 entrevistas telefónicas; 393 homens e 412 mulheres; 174 entre os 18 e os 34 anos, 211 entre os 35 e os 49 anos, 201 entre os 50 e os 64 anos e 219 para os 65 e mais anos; Norte 270, Centro 182, Sul e Ilhas 115, A. M. Lisboa 238.
Técnica: aplicação online (CAWI) de um questionário estruturado a um painel de indivíduos que preenchem as quotas pré-determinadas para pessoas com 18 ou mais anos; entrevistas telefónicas (CATI) do mesmo questionário ao subuniverso utilizado pela Aximage, com preenchimento das mesmas quotas para os indivíduos com 50 e mais anos e outros. O trabalho de campo decorreu entre 8 e 13 de fevereiro de 2024. Taxa de resposta: 76,61%. O erro máximo de amostragem deste estudo, para um intervalo de confiança de 95%, é de +/- 3,5%. Responsabilidade do estudo: Aximage, sob a direção técnica de Ana Carla Basílio.