Tânger Corrêa escolhido para vice-presidente do novo grupo de extrema-direita no Parlamento Europeu
O novo grupo político será presidido pelo eurodeputado francês Jordan Bardella, líder do partido Reagrupamento Nacional
Corpo do artigo
O deputado do Chega Tânger Corrêa foi escolhido para vice-presidente do novo grupo de extrema-direita no Parlamento Europeu, tal como o espanhol Hermann Tersch, do Vox. Este novo grupo parlamentar, Patriotas pela Europa, impulsionado pelo húngaro Viktor Orbán e pela francesa Marine Le Pen, foi lançado na segunda-feira com o objetivo de formar a terceira maior bancada do Parlamento Europeu.
"O Chega conseguiu negociar uma vice-presidência desse grupo, significa que estaremos também no Parlamento Europeu representados ao mais alto nível", afirmou o líder do partido em declarações aos jornalistas antes de uma visita a uma associação de defesa dos animais em Barcarena (concelho de Oeiras e distrito de Lisboa).
O líder do partido disse que a decisão não foi unânime e agradeceu o voto dos "aliados mais próximos" do Chega.
Ventura considerou que "é um reconhecimento também por parte destes partidos europeus de que o Chega é hoje um pilar fundamental da direita europeia", e afirmou que "é uma notícia muito positiva para Portugal e acho que é uma notícia positiva para a direita europeia".
O novo grupo político será presidido pelo eurodeputado francês Jordan Bardella, líder do partido Reagrupamento Nacional, que no domingo ficou em terceiro lugar nas eleições legislativas em França. Com 84 membros de 12 países, o partido ultrapassa a bancada de extrema-direita liderada pela primeira-ministra de Itália, Giorgia Meloni.
Caso este número se confirme, o grupo Patriotas pela Europa estará em condições de disputar com o Renovar Europa, de liberais e centristas, a condição de terceira maior bancada. No entanto, o Partido Popular Europeu, também à direita, continua a ter a maior bancada do Parlamento Europeu, à frente dos Socialistas e Democratas.