Pedro Duarte admite que o governo tem mérito porque manteve políticas do anterior governo. António Filipe puxa dos galões do PCP e lembra o papel dos comunistas nestes resultados positivos.
Corpo do artigo
Que os números são bons, isso ninguém discute. Mas afinal, quem é que contribuiu mais para o crescimento económico de 2,8% no primeiro trimestre? O social democrata Pedro Duarte não retira mérito ao atual governo mas apenas porque "não alterou as políticas que vinham de trás, nomeadamente as leis laborais".
TSF\audio\2017\05\noticias\19\pd
António Filipe não podia estar mais nos antípodas. No programa Política Pura desta semana, o comunista afirmou que, pelo contrário, se as políticas laborais tivessem sido alteradas os resultados teriam sido muito melhores. E reclama para o PCP mérito pelo crescimento económico dos primeiros três meses do ano. "O PCP reclama mérito de ter posto em cima da mesa a reposição de rendimentos, que foi fundamental para a recuperação económica do país", afirma António Filipe.
O comunista acredita ainda que "se o PS tivesse maioria absoluta a política que estaria a ser seguida não seria esta". Já Pedro Duarte lembra que grande parte do mérito pelos números conhecidos esta semana é das empresas e que "o Estado não está a fazer nada para contribuir para este crescimento".