Questão está à volta das justificações sobre a retirada de Uruguai, Jersey e Ilha de Man da lista negra do Fisco. Cecília Meireles diz que ministro e secretário de Estado estão em páginas diferentes.
Corpo do artigo
CDS PP quer saber quem diz a verdade, se Mário Centeno, o ministro das Finanças, ou se Rocha Andrade, secretário de Estado dos Assuntos Fiscais. Em causa estão as declarações feitas pelos dois governantes sobre a existência de um parecer da autoridade tributária, que justifica a retirada de três entidades offshore da lista negra do Fisco. Em questão estão Uruguai, Jersey e Ilha de Man.
Os deputados do CDS assinalam que as versões de Centeno e Rocha Andrade não coincidem e enviaram um conjunto de perguntas ao ministro das Finanças. Cecília Meireles, vice-presidente da bancada do CDS, quer saber se Mário Centeno pretende corrigir ou não o que disse no Parlamento.
"Tivemos aqui o ministro Mário Centeno, no Parlamento, a dizer que isso tem a ver com uma informação do serviços e que havia parecer da Autoridade Tributária. E tivemos ontem Rocha Andrade, secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, a dizer exatamente o contrário no Parlamento Europeu, que não há qualquer parecer da Autoridade Tributária", disse.
E questionou: "A pergunta que fazemos ao senhor ministro: quer retirar e corrigir aquilo que disse ou quer desautorizar o secretário de Estado?". Meireles considera que esta decisão é "completamente ilegal", pois a "lei diz taxativamente que há quatro critérios que devem ser cumpridos".
TSF\audio\2017\06\noticias\01\cecilia_meireles_alguem_mente_13h
A deputada do CDS pediu a Centeno que envie todas as informações da Autoridade Tributária relacionadas com o processo. Cecília Meireles diz ainda que os deputados do CDS precisam de esclarecimentos porque alguém não está a dizer a verdade.