Ilda Figueiredo foi recebida pelo padre Jardim Moreira, dos Centros Sociais e Paroquiais de São Nicolau e da Vitória, e presidente da Rede Europeia Anti-Pobreza. E descobriram pontos em comum.
Corpo do artigo
As freguesias de São Nicolau e da Vitória, no Porto, tinham, na década de 70, 24 mil pessoas. De lá para cá, perderam 20 mil habitantes e o padre Jardim Moreira diz que nos últimos anos, com o boom de turismo, esta saída de gente acelerou. "Era de bom senso que os responsáveis da cidade se sentassem a ver o que era plausível para salvaguardar a cidade e a população", sugere.
Jardim Moreira é responsável pelos Centros Sociais e Paroquiais de São Nicolau e da Vitória e é também presidente da Rede Europeia Anti-Pobreza. Desde ontem coordena também o Observatório Nacional da Luta contra a Pobreza. Esta quarta-feira, recebeu a candidata da CDU e ouviu de Ilda Figueiredo a proposta para criar um Observatório Social na cidade, com a qual diz estar "plenamente de acordo".
O padre Jardim Moreira e a candidata comunista têm essa visão em comum: sublinham que os mais pobres continuam a ser os mais atingidos, até no processo de gentrificação da cidade.
No meio desta conversa, há um telefone que toca. Jardim Moreira faz uma pausa na conversa, tem mesmo que atender uma chamada. Mais tarde explica: tem em tribunal um processo a decorrer porque o senhorio quer despejar a creche e o jardim-de-infância do Centro Social da Vitória, que funcionam "no único prédio que é brasonado e tem umas vistas espetaculares para lá da Sé".
Receberam ordem de despejo, que contestaram. O presidente da rede Anti-Pobreza aproveita a oportunidade para criticar a lei das rendas, de Assunção Cristas. (É da Cristas?", confirma com Ilda Figueiredo).
"Recuperar muito bem", diz Jardim Moreira, mas "não é possível ignorar quem lá vive". A candidata da CDU complementa a crítica: "Já não está apenas a atingir as famílias, mas também instituições, designadamente instituições sociais de apoio à população, como é o caso do jardim-de-infância e creche do Centro Paroquial de N. S. Da Vitória, que acaba de relatar".
Os centros sociais geridos por Jardim Moreira dão apoio não só a crianças, mas também a idosos e a sem-abrigo. O padre, depois de ouvir as propostas da CDU, fez questão de sublinhar que o progresso não pode cilindrar as pessoas.