Texto do voto de saudação que foi aprovado por unanimidade e aclamação pelos deputados refere vitória na Eurovisão como um "facto singular na história contemporânea da música portuguesa".
Corpo do artigo
O parlamento aprovou, esta sexta-feira, por unanimidade e aclamação, um voto de saudação a Salvador e Luísa Sobral, vencedores da edição deste ano do Festival Eurovisão da Canção, que se realizou em Kiev, na Ucrânia.
https://www.facebook.com/tsfradio/videos/vb.174996242665/10154631905777666/?type=2
Com o intérprete e a compositora - acompanhados pelo presidente do Conselho de Administração da RTP, Gonçalo Reis, e pelo administrador da RTP, Nuno Artur Silva - a assistirem à sessão plenária a partir das galerias, levantando-se para agradecer a saudação, Idália Serrão, secretária da mesa da Assembleia da República, foi a responsável pela leitura do voto.
"O reconhecimento do intérprete Salvador Sobral e da compositora Luísa Sobral foi um momento de afirmação da universalidade da música e uma grande vitória para a língua portuguesa, se pensarmos que nas últimas dez edições nunca havia ganho uma música que não fosse cantada em inglês", salientou a deputada, num texto que foi seguido de aplausos por parte dos deputados, mas também das centenas de pessoas - a grande maioria crianças de várias escolas - que se encontravam no hemiciclo.
No texto do voto - que foi apresentado pelo presidente da Assembleia da República e por todos os grupos parlamentares -, os deputados destacam ainda a vitória com o tema 'Amar Pelos Dois' como "um facto singular na história contemporânea da música portuguesa".
Ainda antes da votação, Salvador Sobral e Luísa Sobral foram recebidos por Ferro Rodrigues e pelos representantes das bancadas parlamentares na sala de visitas do presidente da Assembleia da República. Um encontro de cerca de 20 minutos durante o qual o intérprete e a compositora tiveram a oportunidade de trocar algumas impressões com os parlamentares.
https://www.facebook.com/tsfradio/videos/vb.174996242665/10154631831477666
Esta tarde, Salvador e Luísa Sobral almoçam residência oficial do Presidente da Assembleia da República, estando previstas declarações aos jornalistas após o almoço.