Francisco Assis acredita que os acordos entre o PSD e o Governo sobre a descentralização e os fundos comunitários não significam que o apoio da esquerda ao executivo está a caminho do fim.
Corpo do artigo
No Fórum TSF, o eurodeputado socialista Francisco Assis afirmou que o tom mais crítico que PCP e Bloco de Esquerda têm assumido não é algo que coloque em causa o apoio ao Governo até ao final da atual legislatura.
"O PS não mudou de posição nas questões essenciais", garantiu Francisco Assis. "Até aqui, o Bloco de Esquerda e o PCP foram apoiando os Orçamentos do Estado. Se vão continuar a fazê-lo? Julgo que vão ter alguma dificuldade em afastar-se, porque vão ter medo de pagar algum preço político pelo fim desta solução governativa", preconizou o socialista.
TSF\audio\2018\04\noticias\18\francisco_assis_2_esquerda_nota_se
Ainda assim, o eurodeputado considera que a nova atitude do PSD vem alterar o jogo político.
"Basta uma peça mover-se para alterar o xadrez político", sendo que o PSD não é uma peça qualquer no jogo, ma, sim, "uma peça fundamenta". "Neste momento, até o partido com maior representação parlamentar", notou Francisco Assis.
Para o socialista, é "bem evidente" que há um "antes e depois" na política nacional, marcado pelo último Congresso do PSD, em fevereiro.
TSF\audio\2018\04\noticias\18\francisco_assis_3_xadrez_politico
"Há hoje uma outra disponibilidade descrispação e abertura para o diálogo na vida política portuguesa", afirmou Francisco Assis."Há muitos pontos de entendimento em matérias fundamentais, entre PS e PSD. Vale a pena aprofundar esses entendimentos, isso é útil para o país".
TSF\audio\2018\04\noticias\18\francisco_assis_4_aprofundar