Valente de Oliveira foi o primeiro a gerir os fundos europeus em Portugal. Recorda o processo de modernização e de convergência do país com a Europa. Numa conversa com o autarca de Braga, Ricardo Rio, diz que os jovens que agora saem do país hão de voltar, porque os portugueses "dão sempre à costa"
Corpo do artigo
A convite da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, Luís Valente de Oliveira e Ricardo Rio debateram, durante pouco mais de uma hora, sobre o processo de negociação da entrada de Portugal no projeto europeu, durante a década de 80 do século XX.
Valente de Oliveira, que já tinha sido ministro com Sá Carneiro, na década anterior, foi o gestor político dos fundos, durante os 10 anos de Governo de Cavaco Silva, e participou nas negociações prévias da adesão. Ricardo Rio tem menos 35 anos do que Valente de Oliveira e é autarca em Braga há três mandatos.
Como moderação do jornalista Pedro Araújo, editor executivo do JN, a conversa aconteceu n'A Brasileira, no centro de Braga, e contou com a presença de alunos da Escola Europeia de Ensino Profissional.