Vinte militantes do PSD contestam eventual escolha de Rui Moreira como cabeça de lista às europeias

André Rolo/Global Imagens (arquivo)
Miguel Côrte-Real considera que, a confirmar-se a escolha, seria "uma traição" e uma "falta de coerência" e adianta que Miguel Poiares Maduro seria "um dos militantes com as condições para representar o PSD".
Corpo do artigo
O Conselho Nacional do PSD reúne-se esta segunda-feira, em Lisboa, para aprovar a lista de candidatos ao Parlamento Europeu nas eleições de 9 de junho. A possibilidade de Rui Moreira encabeçar a lista social-democrata às eleições europeias não agrada a, pelo menos, duas dezenas de militantes do PSD. Perante os rumores, cada vez mais certos, de que o autarca do Porto vai ser a aposta de Luís Montenegro para as europeias, vários militantes escreveram uma carta demarcando-se dessa opção. O líder social-democrata na Assembleia Municipal do Porto, Miguel Côrte-Real, é um dos subscritores da carta, na qual defende que seria uma traição e uma falta de coerência escolher Rui Moreira para as europeias.
"Se o PS em 2021 apresentou uma candidatura alternativa à de Rui Moreira no Porto e um dos principais motivos foi por considerar que Rui Moreira não tinha o perfil nem as condições ideais para continuar como presidente da Câmara do Porto e por isso é que apresentamos um projeto alternativo, como é que podemos agora junto dos nossos eleitores, que confiaram em nós, dizer que, afinal, Rui Moreira é um bom nome para ser candidato do PSD? É uma questão de coerência e uma questão de não trairmos o nosso eleitorado", considera.
Miguel Côrte-Real sublinha que o PSD tem quadros capazes de serem cabeça de lista e de levar o partido à vitoria nas eleições europeias e adianta o nome de um conhecido militante. "Tem sido um partido que tem sempre mostrado a capacidade de se reinventar e de apresentar novos quadros. Miguel Poiares Maduro, por exemplo, é uma figura de destaque no PSD, mas também fora do PSD, é uma figura de destaque no país, mas também fora do país, em toda a Europa. Portanto, Miguel Poiares Maduro é um dos militantes que teria todas as condições para representar o PSD nesta eleição e conduzir o PSD a uma vitória", refere.
O PSD e o CDS-PP vão reunir esta segunda-feira os Conselhos Nacionais dos dois partidos para votarem os candidatos às europeias e aprovarem uma alteração à denominação da coligação pré-eleitoral AD. Também esta segunda-feira reúne-se a Comissão Política Nacional do PS com o mesmo objetivo.
