O candidato do Bloco de Esquerda à Câmara Municipal do Porto, João Teixeira Lopes, acredita que o Bloco pode tirar a maioria absoluta a Rui Moreira e não fecha a porta a um acordo com o PS.
Corpo do artigo
João Teixeira Lopes não rejeita um acordo entre o Bloco de Esquerda e o Partido Socialista para a Câmara Municipal do Porto. Convidado para o pequeno-almoço, na Manhã TSF, o candidato do Bloco à autarquia afirma se trata de um cenário é improvável, mas declara que o Bloco de Esquerda estaria disponível.
"É muito improvável, infelizmente, porque Manuel Pizarro desistiu de ser a alternativa a Rui Moreira, desistiu de o enfrentar", lança Teixeira Lopes. "Mas nunca faltaria a entendimentos que dessem à cidade mais justiça social e, acima de tudo, mais dignidade", esclarece o candidato.
Para João Teixeira Lopes, a prioridade do Bloco de Esquerda nestas eleições é retirar a maioria absoluta ao atual presidente da Câmara, Rui Moreira.
Uma possibilidade apresentada pela projeção da Eurosondagens para a SIC/Expresso, divulgada esta sexta-feira, que aponta para o Bloco de Esquerda como a quinta força mais votada, no Porto, com cerca de 5% dos votos e a possibilidade de eleger um vereador.
"Tenho reservas, sou humilde em relação a qualquer sondagem", diz Teixeira Lopes. No entanto, o candidato admite o entusiasmo: "O Bloco será a força política que poderá tirar a maioria absoluta a Rui Moreira".
"De que é que a cidade precisa mais? De uma maioria absoluta para quem tem usado o seu poder de forma arrogante, sobranceira, vaidosa e que concentra sete pelouros? Ou se de um vereador que será fiscalizador, que será crítico, que lhe fará frente em todos os assuntos?", questiona o candidato bloquista.